O semanário teórico-político Ideias de Esquerda entrevistou Wagner Miquéias Damasceno, que lançou recentemente o livro: Racismo, escravidão e capitalismo: uma abordagem marxista, pela editora Mireveja. O autor é militante do movimento negro e socialista. É professor no Departamento de Ciências Sociais (...)
Redação
17:04 |
Renato Shakur
Candidato do União Brasil ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, expressou seu racismo em uma sabatina da TV Meio Norte, na quarta-feira (31/8), ao se referir à jornalista Katya D’Angelles como “quase negra na pele, mas inteligente”.
O caso ocorreu em São Paulo e o PM que espancou e quase matou uma mulher negra e comerciante foi inocentado pela Justiça Militar racista.
Caso escancara o óbvio: a polícia é inerentemente racista e precisa acabar! Justiça para Henrique Alves Nogueira!
Caso escancara porque devemos lutar pelo fim não só da polícia militar, mas também da civil e de todas as formas de polícia
O anúncio foi feito ontem, quarta (6), após a Justiça suspender sessão realizada em junho e que, com 25 votos de parlamentares do União Brasil ao PSB, cassou o mandato de Renato
17:44 |
Escancarando a perseguição política e racista, foram 25 votos a favor da cassação, contando com partidos que vão do União Brasil ao PSB. Hoje ocorre o segundo turno.
15:53 |
A pedido do Ministério Público, Juiz retirou o direito de guarda da mãe pelo motivo de ter levado a filha a um ritual de umbanda. Entidade acusa intolerância religiosa.
Há um ano, Kathlen Romeu foi assassinada pela polícia militar de Cláudio Castro (PL) no Rio de Janeiro.
Neste último sábado o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi o graduando em Ciências do Estado pela UFMG, militante ecossocialista e comunicador político no projeto Na Raíz, Roju Soares. Rojú recentemente se desfiliou do PSOL por conta da adesão do partido a campanha da chapa Lula-Alckmin e (...)
Diana Assunção
Reproduzimos aqui a declaração de Letícia Parks, dirigente do MRT e do Quilombo Vermelho - Luta Negra Anticapitalista sobre o assassinato brutal de Genivaldo, homem negro, asfixiado ontem (25) pela polícia rodoviária racista de Bolsonaro em (...)
Ontem, 25, um homem negro foi assassinado violentamente por policiais rodoviários federais de Bolsonaro em Umbaúba, Sergipe. Ele foi colocado no porta malas da viatura policial com bombas de gás lacrimogêneo. Vídeos flagraram seu sufocamento até a morte. Um campo de concentração a céu aberto. A (...)
Em Natal, mãe de estudante do colégio Marisa denunciou que seu filho sofreu diversos casos de racismo. Mesmo tendo denunciado para Escola, a mesma fez pouco caso dos acontecimentos.
Aumentam as denúncias de casos de racismo em São Paulo, em meio a uma brutal crise que atinge principalmente os mais oprimidos da classe trabalhadora. O povo negro vem pagando pela crise dos capitalistas e arcando com o aumento da inflação e uma brutal precarização do (...)
Após mais um caso de violência policial, moradores do Jacarezinho protestam por justiça.
15:12 |
15:24 |
Mais quatro investigações sobre a conduta dos policiais envolvidos na chacina do Jacarezinho em maio de 2021 foram arquivadas pela Justiça racista. Outros cinco permanecem sendo investigados pela Força-Tarefa do Ministério Público.
As Forças Armadas e Policiais da Ucrânia e Polônia estão sistematicamente impedindo que negros e negras deixem o país.