O escândalo das vinícolas no sul trouxe à tona novamente o problema do trabalho escravo no Brasil. Além da profunda herança escravista na formação nacional e do racismo generalizado em nossa sociedade, o trabalho escravo contemporâneo conta com outro importante aliado: a Justiça (...)
Júlio Dandão
Redação
A posse de governadores bolsonaristas e reacionários, como Claudio Castro, comprova a força institucional que segue tendo a extrema direita e como o único caminho para se livrar dessa corja é o da luta e organização dos trabalhadores, o que exige independência em relação ao governo Lula-Alckmin, além (...)
No mesmo estado onde foi assassinado João Alberto no Carrefour, vemos mais um caso de tortura dentro de um supermercado. No país da fome, a acusação de furto de alimentos é punida com 45 minutos de espancamento e ofensas racistas. O Estado e o UniSuper são responsáveis! Justiça contra essa violência (...)
Nesse 20 de novembro, trazemos esse material que reúne alguns dos principais resgates históricos, entrevistas, polêmicas e elaboração teórica sobre os mais diferentes assuntos que competem ao tema da questão negra no Brasil. Com a ótica do marxismo revolucionário buscamos elaborar sobre a relação (...)
Lorenzo Dias Palinhas, um jovem de 14 anos, que trabalhava como entregador de lanches no Complexo do Chapadão, comunidade do Rio de Janeiro, foi brutalmente assassinado pela Polícia Rodoviária Federal em meio a operação junto a Polícia (...)
17:04 |
Entrou em pré-estreia o documentário musical Môa, Raiz Afro Mãe, produzido pela Kana Filmes, que canta e conta a trajetória do Mestre Môa do Katendê, assassinado em meio à turbulência eleitoral de 2018 por um apoiador de Bolsonaro e a poucos dias de completar 64 anos de idade. A notícia de seu (...)
Letícia Parks
Renato Shakur
Resgatamos frases em que Bolsonaro e seus aliados esbanjam racismo e ataques contra o povo negro e periférico
Samuel Rosa
Na mesma cidade onde Beto Freitas foi assassinado no Carrefour, Seu Jorge foi vaiado, xingado e ouviu uma gente branca da elite gaúcha imitando macacos.
Quilombo Vermelho
Hoje, dia 2 de Outubro, o brutal Massacre do Carandiru faz 30 anos. Conversamos com Marcello Pablito, fundador do coletivo Quilombo Vermelho e candidato a deputado federal pelo MRT.
Marcello Pablito
“De madrugada eu senti um calafrio, não era do vento, não era do frio”, assim que o “Diário de um Detento” dos Racionais Mc’s narra o começo daquele 1º de outubro de 1992, o prelúdio de um dos maiores massacres da história do país com 111 mortos, a maioria negros. Essa foi a marca que a burguesia (...)
Uma operação policial na Maré deixou 7 mortos e casas arrombadas, o caos instaurado foi tamanho que 35 escolas, 4 postos de saúde e a Cidade Universitária da UFRJ ficaram fechadas. A campanha de Cláudio Castro (PL) inclui operações policiais que jorram sangue negro. Veja a declaração de Carolina Cacau, (...)
Candidato do União Brasil ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, expressou seu racismo em uma sabatina da TV Meio Norte, na quarta-feira (31/8), ao se referir à jornalista Katya D’Angelles como “quase negra na pele, mas inteligente”.
O caso ocorreu em São Paulo e o PM que espancou e quase matou uma mulher negra e comerciante foi inocentado pela Justiça Militar racista.
a Justiça de Pernambuco negou a prisão de Sarí Gaspar Corte Real, condenada pelo assassinato de Miguel Otávio de Santana.
Caso escancara porque devemos lutar pelo fim não só da polícia militar, mas também da civil e de todas as formas de polícia
17:44 |
O Estado é responsável!
Faísca Revolucionária - UnB
Sari Corte Real foi condenada pelo assassinato do meino Miguel porque Mirtes Renata lutou incansavelmente por justiça. Agora o mesmo juiz que a condenou abriu um processo contra Mirtes e a avó de Miguel, um ataque racista e de (...)
Cristina Santos
15:53 |