Editorial do Révolution Permanente após jornada de luta do 19 de janeiro.
Trabalhadores de um dos cinco centros de manutenção de trens na França já votaram em uma assembleia geral se unirem à greve a partir de segunda-feira. Assim como os trabalhadores das usinas nucleares. Se juntam ao movimento iniciado nas refinarias por reajustes salariais diante do aumento da (...)
Após o anúncio da imposição obrigatória de quadro de funcionamento mínimo aos grevistas da refinaria da multinacional Exxon na França, nesta quarta-feira, a refinaria Total na cidade de Donges se junta à greve que se espalha pelo setor petroquímico há várias (...)
Apesar das expectativas de que a base de Macron diminuísse neste segundo turno das eleições legislativas na França, o resultado superou as piores previsões. O governo não só perdeu a maioria absoluta na Assembleia Nacional, mas também se tornou uma ultra (...)
Vídeo com Anasse Kazib, ferroviário militante do Révolution Permanente, seção francesa da mesma organização internacional do Movimento Revolucionário de Trabalhadores.
Anasse Kazib, militante da CCR-FT, anunciou sua proposta de pré-candidatura para a eleição presidencial francesa de 2022.
Apresentamos nessa edição do Ideias de Esquerda a entrevista realizada por Adrien Cornet para a La média TV, um canal independente francês. Cornet é delegado sindical da planta de Grandpuits da Total e militante da Corrente Comunista Revolucionária do NPA (Novo Partido Anti-capitalista) parte da (...)
Neste sábado se desenvolveram em toda França novas manifestações contra a Lei de Segurança global e a violência policial. Os protestos se dirigem contra o Governo de Macron e sua ofensiva racista e “de segurança”. Deixamos aqui algumas imagens e os motivos dos (...)
25M na França contra a lei de segurança
A lei de Segurança Nacional impulsionada por deputados governistas foi aprovada nesta última sexta-feira pela Assembleia Nacional. No sábado ocorreu uma segunda rodada de manifestações em Paris, Marselha, Bordeaux, Toulouse, entre outras cidades. Houve (...)
Na noite de quarta-feira, após ser preso em uma praça, Roman Bodarenko, de 31 anos, foi transferido da delegacia de Minsk para o hospital em uma emergência, sofrendo vários ferimentos e um traumatismo craniano, ao qual sucumbiu no outro dia. O jovem era um artista envolvido nos protestos nacionais (...)
Após as mobilizações dos coletes amarelos deste fim de semana, nesta quinta-feira (17) na França se desenvolveu uma jornada de mobilizações convocadas por alguns sindicatos e organizações de juventude contra as políticas de Macron.
Na segunda-feira, o governo libanês renunciou sob pressão do levante popular depois que manifestantes invadiram vários ministérios no fim de semana. Enquanto isso, Macron e as grandes potências se intrometem e tentam salvar o regime com milhões de (...)
Nessa sexta-feira, a INSEE (Instituto nacional de estatística e estudos econômicos) anunciou uma baixa de 13,2% no PIB. Uma queda histórica, um presságio da ampliação inédita da crise econômica, diante da qual Bruno Le Maire assegurou à grande patronal apoio em um plano de resgate de 100 bilhões de (...)
Em uma votação marcada pela abstenção histórica, os resultados do segundo turno das eleições municipais na França nos permitem tirar algumas lições. Para a coalizão de Emmanuel Macron (A República em Marcha), foi uma derrota anunciada. Para a formação da Europa Ecologia - OS Verdes (EEOV) e as coalizões de (...)
Ainda não foi autorizada a demissão, mas o e-mail que Eric Bezou recebeu, enquanto trabalhava de noite em sua estação em Mantes-La-Jolie, sugere que o Ministério dará razão à empresa e anulará a decisão da Inspeção do Trabalho. Algo escandaloso em plena crise sanitária, enquanto os trabalhadores (...)
À medida que a epidemia do Coronavírus continua a se espalhar e comprometer os sistemas de saúde das regiões atingidas, as patronais começam a aplicar a retomada das atividades não-essenciais. Uma dinâmica que atiça a revolta dos trabalhadores e faz emergir uma conflituosidade diretamente no território (...)
O rápido desenvolvimento da pandemia e a perspectiva de uma recessão econômica afetam a União Européia no momento em que as tendências centrífugas incorporadas por Orban, Salvini ou Johnson na Grã-Bretanha já eram muito pronunciadas.
“Tráfego congestionado em toda a rede rodoviária”, afirmou a RATP. Na França de Macron, assim como nos regimes autoritários, a propaganda e a mentira devem funcionar de forma desavergonhada. Ou não. Nas garagens rodoviárias, nesta manhã, pouquíssimos ônibus saíram para (...)