×

Internacionalismo | Sindicato dos Metroviários de SP em apoio à luta no Peru e pela ruptura entre governos Lula e Boluarte

Reproduzimos aqui a nota do Sindicato dos Metroviários de São Paulo em solidariedade a luta do povo peruano.

quinta-feira 9 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

"Nota do Sindicato:

Todo apoio à luta do povo peruano! Abaixo a repressão, o governo ilegítimo de Dina Boluarte e o Congresso!

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo vem a público declarar todo apoio à luta popular no Peru. O Congresso destituiu o presidente Pedro Castillo, eleito em 2021, e colocou no lugar o governo ilegítimo de Dina Boluarte. Há mais de um mês trabalhadores, camponeses, povos originários, mulheres e estudantes se mobilizam para colocar abaixo o governo de Dina Boluarte e o Congresso, apoiados por forças da direita e da extrema-direita no país e pelo imperialismo estadunidense.

Repudiamos veementemente a brutal repressão do aparato militar do governo que já resultou na morte de mais de 60 pessoas, assim como centenas de feridos nas manifestações e presos. Exigimos a punição de todos os responsáveis por essas mortes e a liberdade imediata de todos os presos políticos. O governo brasileiro reconheceu publicamente como legitimo o governo de Dina Boluarte, estabeleceu reuniões diplomáticas e comerciais, e manteve vigente um acordo assinado por Bolsonaro no final do ano passado, permitindo o envio em janeiro de 2023 de 30 mil bombas de gás lacrimogéneo, hoje usadas pelo estado peruano para reprimir violentamente os protestos.

O governo federal deve imediatamente vetar qualquer exportação de artefatos para a repressão e romper todo os tipos de relações comerciais e diplomáticas com o governo ilegitimo de Boluarte.

Nos colocamos juntos à luta de povo peruano, em apoio ao chamado de greve geral a partir do dia 9, e chamamos as Centrais Sindicais e demais entidades no Brasil a se somar a esses posicionamentos. Todo apoio à luta no Peru: abaixo a repressão! Abaixo o governo ilegitimo de Dina Boluarte e o Congresso!

Pela ruptura das relações entre o governo brasileiro e o governo Boluarte! Chamamos todos ao ato em solidariedade à luta do povo peruano e contra a repressão. Nesta quinta (9/2), às 17h.

São Paulo, 8 de fevereiro de 2023

Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo"

Veja também: Peru: Greve geral política e Assembleia Constituinte Livre e Soberana

9/2 às 17h nos Consulados | Participe dos atos no RJ e SP em apoio à luta e contra a repressão no Peru




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias