×

Nos dias 29 e 30 de novembro acontecem as eleições para o Sintusp, Sindicato dos Trabalhadores da USP. Esta eleição, marcada pela conjuntura eleitoral, reforça a necessidade de organização dos trabalhadores de forma independente do novo governo, da reitoria e do regime. A chapa eleita conduzirá a entidade no triênio de 2023 a 2025.

quinta-feira 17 de novembro de 2022 | 21:10

Findo o período de inscrições de chapas, se inscreveu a chapa Sempre Na Luta – Lutadores (As) E Piqueteiros (As): Por Um Sintusp Classista, Combativo E Democrático, formada majoritariamente pela atual diretoria, além de membros do Movimento Nossa Classe e outros ativistas da categoria.

A chapa assumirá a direção do Sintusp no dia 1° de janeiro de 2023, um período conturbado e de crise estrutural e profunda do capitalismo que coincide com a posse do novo governo eleito, Lula e seu vice Geraldo Alckmin, no âmbito nacional, e Tarcísio, no Estado de São Paulo.

A derrota eleitoral de Bolsonaro não significou o fim do bolsonarismo, que aqui continuará de pé com Tarcísio, que deve manter a destruição da educação, da cultura, da ciência, da saúde, do meio ambiente, além dos ataques sem precedentes aos trabalhadores e ao povo pobre. A USP, que é ainda marcada pelo elitismo e pelo descaso com os trabalhadores terceirizados e estudantes pobres, deve ficar na mira desse novo governo para aprofundar ainda mais a lógica privatista que impera na universidade.

Nesse sentido, os trabalhadores da USP e sua direção deverão enfrentar nas ruas, ao lado do movimento estudantil, os ataques à universidade e, com o conjunto dos trabalhadores, combater a extrema-direita fortalecida nas eleições legislativas e se preparar para enfrentar um governo de frente ampla, de pesada conciliação de classes.

Para isso, a eleição sindical é terreno fértil e fundamental para a discussão de um programa de independência de classe que ajude a organizar os trabalhadores. Por isso, é importante que os representantes sindicais e os ativistas da categoria levem esse debate às suas unidades e que se garanta uma participação massiva dos associados nesta eleição. É só assim, fortalecendo seu instrumento de luta, que os trabalhadores da USP poderão defender a universidade, a educação e garantir condições de vida e de trabalho dignas e ser parte de unir a nossa classe para derrotar a extrema-direita e os patrões.

Nós, do Esquerda Diário, junto ao Movimento Nossa Classe, colocamos nossa força a serviço de fortalecer essas eleições de um dos sindicatos mais combativos do país.

Dias 29 e 30 de novembro participe das eleições do Sintusp. Se ainda não é sócio, procure um representante sindical na sua unidade e associe-se imediatamente. Unidos somos mais fortes.

Confira aqui o programa na íntegra:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias