×

Terceirizadas | Terceirizados de hospitais do RN seguem sem salários. Cercar de solidariedade essa greve!

Os terceirizados da empresa Safe que presta serviços para os hospitais estaduais no Rio Grande do Norte seguem em greve desde o dia 13/02. Os terceirizados e terceirizadas da higienização e maqueiros estão com os salários atrasados, sem receber o vale alimentação e o vale transporte, bem como há relatos de atraso do FGTS, do décimo terceiro, da multa de atraso do décimo terceiro e de salários atrasados anteriores. A empresa Safe e o Governo do Estado de Fátima Bezerra (PT) são responsáveis pela situação precária dos trabalhadores.

sexta-feira 24 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Agora vai haver uma troca de empresa no hospital, assumindo a empresa JMT no lugar da Safe. Os trabalhadores tiveram que ir na JMT enviar documentos para realizar a troca da empresa. Veja o relato de uma trabalhadora indignada:

Absurdo é pouco pro tamanho da atrocidade que estão fazendo. Com certeza a Safe vai dizer que tá em falência para não pagar”.

Os terceirizados têm passado por situações como essa todo mês , pois a empresa sempre deixa de cumprir com as suas obrigações para com os trabalhadores. Inclusive há uma liminar na justiça para que o dinheiro caia no quinto dia útil, e muitas vezes o salário atrasa de dez a quinze dias. Agora, o salário já está atrasado há mais de quinze dias.

O cenário em que essa situação se encontra, vale lembrar, é a de ataques frontais à saúde e aos trabalhadores nacionalmente, como o Teto de Gastos, a Lei da Terceirização Irrestrita e as reformas, aprovadas por Temer e Bolsonaro, assim como o ataque do ministro Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), que barrou o piso nacional da enfermagem.

Na cidade de Natal, a saúde também conta com relatos e episódios absurdos dentro da gestão do prefeito bolsonarista, Álvaro Dias (Republicanos), que desde o ano passado conta com denúncias da situação precária dos hospitais, maternidades e postos de saúde, tendo como notícia mais recente o incêndio na maternidade Araken que colocou em risco a vida de pacientes grávidas, trabalhadores e pacientes na unidade de terapia intensiva.

A lógica da terceirização é submeter a classe trabalhadora às condições extenuantes de trabalho enquanto vende a ideia de diminuição do desemprego.

A terceirização serve para dividir os trabalhadores, e além disso, a maioria dos terceirizados são mulheres e negras. A terceirização tem rosto de mulher e negra, que é a força de trabalho mais barata para os trabalhos mais precários. Por isso, é preciso defender esses setores, e só será a auto-organização dos trabalhadores, confiando em suas próprias forças, que poderá dar uma resposta aos ataques sofridos pelas trabalhadoras e trabalhadores. Assim como defender de fato a saúde contra os ataques dos governos capitalistas, defendendo um SUS 100% estatal sob gestão dos trabalhadores e controle da população, pois são quem sabe de fato as demandas da saúde. Todo apoio aos terceirizados da SAFE!

A luta precisa ser independente do governo do estadual de Fátima Bezerra (PT) em aliança com a oligarquia dos Alves, que lava suas mãos, responsabilizando a empresa Safe pelo não pagamento dos salários, mas que segue sem fazer repasses para a empresa.

A nível nacional o governo Lula-Alckmin já sinalizou que não pretende revogar as reformas trabalhista e da previdência, que atingem em cheio trabalhadores terceirizados. Ao contrário disso, fazem aliança com os ex-aliados do governo Bolsonaro, responsável por aplicarem as reformas, Arthur Lira na câmara dos deputados e Pacheco no Senado. Assim como nos anos de governos federais do PT a terceirização triplicou.

As centrais sindicais, CUT e CTB, dirigidas pelo PT e PCdoB junto à Unidade Estadual dos Estudantes (UEE), precisam romper sua paralisia e cercar de apoio os trabalhadores terceirizados da saúde, construindo assembleias em cada local de trabalho e estudo para que sejam traçadas estratégias na direção de arrancar as reivindicações dos terceirizados que são essenciais no trabalho da saúde.

Fazemos um chamado ao conjunto das categorias de trabalhadores, aos movimentos sociais, às organizações de esquerda, ao movimento estudantil e ao DCE da UFRN para cercar essa luta. Ninguém deve ficar para trás!

O Esquerda Diário é feito por e para trabalhadores. Envie sua denúncia, em que o anonimato é garantido.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias