×

Basta de perseguição aos lutadores! | Thiago Ávila é inocentado após perseguição política da justiça e do bolsonarista Ibaneis

Ativista Thiago Ávila é inocentado após meses de acusação e julgamento. O militante do movimento Bem Viver estava sendo julgado e acusado por crime ambiental pelo governo de Ibaneis Rocha podendo ser preso por até 3 anos.

Luiza EineckEstudante de Serviço Social na UnB

sexta-feira 27 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Thiago Ávila foi preso arbitrariamente pela polícia de Ibaneis Rocha mais de uma vez, foi acusado de crime ambiental, processado diversas vezes e indiciado para pagar indenizações, tudo isso após tentar impedir, junto de outros ativistas, o despejo ilegal que ocorreu ocupação CCBB no DF em 2021 em meio a pandemia. Essa desocupação truculenta feita pela polícia e o DF Legal, a mando de Ibaneis, levou mais de 30 famílias a ficarem sem suas casas e as crianças sem sua escola, que era organizada por ativistas na Ocupação, a Escolinha do Cerrado.

Vale lembrar que enquanto ocorria a desocupação estava em vigência a ADPF 828, que suspendia despejos durante o período da pandemia. Mas a ânsia racista e higienista do governador milionário Ibaneis Rocha gritou mais alto e promoveu diversos ataques à Ocupação. Enquanto o governador, agora afastado por ter sido conivente com os atos golpistas da extrema-direita no 8 de janeiro, mora na mansão mais cara, em meio ao auge da 2ª onda da Covid-19 sua prioridade sempre foi deixar famílias na rua.

Era clara a perseguição política aos militantes de esquerda por parte do governo e suas instituições, a condenação de Ávila era bem absurda, chegando ao ponto do Ministério Público pedir o máximo de pena agravada em sua condenação.

Nós do Esquerda Diário estivemos na linha de frente de rechaçar toda perseguição ao ativista Thiago Ávila e aos que lutam. Rechaçamos qualquer ataque às organizações e militantes de esquerda advindas das instituições autoritárias desse Estado. Reforçamos a necessidade da unidade e mobilização dos trabalhadores junto dos estudantes, dos setores oprimidos, do povo pobre e sem teto como o único caminho para combater todos os ataques e resquícios do bolsonarismo, que se mostram ativos nas mobilizações da extrema-direita, na institucionalização da mesma com as eleições e nas reformas e privatizações aplicadas contra a população.

Não podemos confiar no judiciário autoritário que promove condenações como essas e nem nas instituições do regime político que estiveram lado a lado de Bolsonaro. Precisamos de uma organização e luta independente da nossa classe, inclusive do governo eleito Lula-Alckmin que está de mãos dadas com nossos inimigos como setores do agronegócio e empresários que atacam o meio ambiente, para enterrar de vez a extrema-direita e revogar as reformas e ataques, e conquistar o “sem anistia” para Bolsonaro, mas também todos os golpistas e militares.

Veja a entrevista com Thiago Ávila no Esquerda em Debate




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias