×

Internacionalismo | Todes ao ato em apoio à luta no Peru contra o golpe e a repressão

Chamamos em conjunto com a CSP-Conlutas e outras organizações um ato em frente ao consulado peruano em São Paulo, em apoio às mobilizações contra a repressão e contra o governo golpista da Dina Boluarte no Peru! O ato acontecerá nesta quarta, dia 01/02, às 16h na Avenida Paulista, 2439.

terça-feira 31 de janeiro de 2023 | Edição do dia

As mobilizações da população peruana seguem há mais de um mês e já contam com mais de 60 mortes decorrentes da repressão do governo de Dina Boluarte e do Congresso golpistas. O dia 19 de janeiro foi um marco que ligou a luta de classes internacional, também na França contra a reforma da previdência de Macron, e no Peru com caravanas massivas em direção a Lima pela paralisação nacional.

Trabalhadores, camponeses, povos originários e estudantes se levantam para questionar o regime político peruano com a destituição de Pedro Castillo e a instituição do golpe de Boluarte e do Congresso. As reivindicações exigem punição dos responsáveis pelos assassinatos e soltura dos presos políticos, ao passo em que cresce a demanda por uma assembleia constituinte livre e soberana.

É preciso rechaçar todo apoio dado por Lula a Dina Boluarte, que se materializa com o reconhecimento de seu governo, estreitamento de relações e liberação da exportação de munições para a repressão do povo peruano. Uma posição alinhada com a política do imperialismo estadunidense, que tem a finalidade histórica de aprofundar o a exploração e opressão sobre a classe trabalhadora e os povos oprimidos.

Veja também: Brasil envia munições para a repressão no Peru: um caso de cumplicidade

Adriano Favarin, diretor do SINTUSP e do Movimento Revolucionário de Trabalahdores, disse “Chamamos junto à CSP-Conlutas ao ato com solidariedade internacional à luta da população peruana contra o governo golpista de Dina Boluarte. Só o caminho sem alianças com a direita e a burguesia é capaz de colocar na ordem do dia as exigências das mobilizações, sem confiar nas instituições e no regime que não oferece saídas com a constituição de 1993, imposta pelo governo ditatorial de Alberto Fujimori.”

Levantamos a necessidade de uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana arrancada pela luta dos trabalhadores e setores oprimidos, com uma saída para a crise a partir de uma posição independente e operária. Somente um governo provisório das organizações dos trabalhadores, camponeses e setores populares em luta, sustentado na auto-organização operária e popular poderá garantir uma Assembleia constituinte assim. As necessidades dos setores que se levantam não serão atendidas lado a lado com aqueles que os exploram e oprimem para lucrar sob seu suor e sangue, para alcançá-las, só uma saída socialista e revolucionária!

Veja também a Declaração CST-FT do Peru: "Abaixo Boluarte e todo o regime golpista, por uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias