×

Trabalhadores de Saúde | Trabalhadores da saúde estão de novo sem receber em Pernambuco

Os trabalhadores foram informados que não receberiam durante esse mês os plantões extra, e também há denúncia de atrasos nos salários em alguns hospitais. Após uma mobilização, foi prometido o pagamento para o dia 31. Além disso, há funcionários de OS’s que trabalham com o o IMIP que tb foram ameaçados de ficarem sem receber o salário.

terça-feira 17 de janeiro de 2023 | Edição do dia

O ano mal começou e o novo governo de Raquel Lyra já prepara um grande presente para os trabalhadores da saúde: atraso nos seus salários. O Esquerda Diário tem recebido denúncias de trabalhadores do setor. Segundo as denúncias, os trabalhadores "extras" - que não tem vinculo de carteira trabalhista e são contratados apenas com plantões individuais para suprir eventuais carências - foram informados que não receberiam esse mês o plantão devido, pois o estado estaria "fazendo balanço". Além de serem extremamente precarizados, sem direito a vale alimentação e transporte, esses trabalhadores - cujo número vem aumentando devido à ausência de concursos públicos - agora nem mesmo podem ter acesso a seu sustento.

Além disso, o Esquerda Diário recebeu denúncias que alguns hospitais filantrópicos como o IMIP estavam também ameaçando não pagar os trabalhadores de Organizações Sociais (OS’s). Além disso, estavam tentando intimidar qualquer trabalhador que reclamasse ou quisesse se mobilizar contra essas medidas - assim como fizeram quando ocorreram as mobilizações pelo piso da enfermagem.

Para finalizar, o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco também denunciou que há locais onde os trabalhadores estão sem receber ainda o salário de dezembro, como o Hospital da Mulher. Frente a esse cenário, os trabalhadores do hospital fizeram uma paralisação hoje e garantiram a promessa do pagamento do seu salário.

Ante a possibilidade de novas mobilizações dos trabalhadores de novos hospitais, há locais prometendo o pagamento dos extras para o final do mês. Nós do Esquerda Diário repudiamos esse ataque aos trabalhadores da saúde promovido pela governadora Raquel Lyra, que já mostrou ao que veio, assim como as várias empresas privadas, que exploram e precarizam os trabalhadores por trás da fachada de "Organizações Sociais". Junto a isso, apoiamos todas as mobilizações dos trabalhadores e colocamos nossas páginas abertas à denúncias e a divulgações de mobilizações.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias