×

UNIFORME ESCOLAR SP | “Triste saber que antes era tão fácil retirar uniforme e material e agora tem que passar por isso”

Alunos da rede pública municipal de São Paulo e suas famílias estão enfrentando muitas dificuldades para conseguir aquilo que deveria ser muito simples: receber o uniforme e os materiais escolares.

domingo 6 de junho de 2021 | Edição do dia

Segundo uma pesquisa do Tribunal de Contas do Município 89% das famílias estão tendo problemas para adquirir os uniformes escolares na rede municipal de São Paulo. Anteriormente os materiais escolares e os uniformes eram distribuídos nas próprias escolas e as famílias ou os próprios alunos simplesmente retiravam. Mas Covas e Bruno Caetano mudaram isso no ano passado, porém por conta da pandemia o novo sistema começou a ser de fato implementado esse ano. Agora as famílias precisam se cadastrar no mercado pago para receber os valores do uniforme em crédito e num outro aplicativo chamado Bluepay para receber os créditos dos materiais escolares, para então buscarem lojas em que podem trocar os créditos para adquirir os materiais.

As mensagens acima são de um grupo de whats com pais de alunos de uma escola municipal e que circularam na semana passada. Mas como os dados da pesquisa do TCM apontam essa não é uma realidade isolada, muito pelo contrário. Ou seja, o novo sistema tornou tudo muito mais complicado para as famílias. Só quem se beneficia, de fato, nessa história são as empresas responsáveis por esses aplicativos além das lojas autorizadas a distribuir os uniformes e materiais.

Mas o descaso da prefeitura de São Paulo com a educação dos alunos e suas famílias não acontece só com os materiais e uniformes. Até hoje o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) não terminou de entregar os tablets para os alunos acessarem as aulas remotas, prometidos ainda na campanha eleitoral por Bruno Covas (PSDB). Mas o maior exemplo é a própria reabertura insegura das escolas que expõe trabalhadores, alunos e suas famílias ao risco de contaminação pela Covid e que já ceifou a vida de centenas de trabalhadores da educação e até alunos no estado do São Paulo. Mortes completamente evitáveis. Não sem razão muitas famílias seguem com medo de mandarem seus filhos para as escolas.

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0!

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

💬 Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias