André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, entrevista Claudia Cinatti, militante do PTS e parte da seção internacional do Izquierda Diario sobre os balanços e perspectivas da Guerra da Ucrânia que acaba de completar 1 ano, analisando a conjuntura que levou a situação em que o conflito (...)
Além dos discursos de alguns sobre “liberdade e democracia”, outros sobre a luta contra o “nazismo ucraniano”, esta guerra decididamente não é dos trabalhadores e das classes populares. Adotar uma política de anti-imperialismo e independência de classe é mais fundamental do que (...)
Philippe Alcoy
Há um ano a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.
Redação
O governo federal alemão decidiu enviar tanques de batalha Leopard 2 para a Ucrânia. Outros países também poderão fornecer esses tanques, significando outro salto na escalada militarista.
Stefan Schneider
Após a Polônia solicitar formalmente à Alemanha permissão para o envio de tanques de guerra à Ucrânia, os governos da Espanha e Alemanha se juntam na nefasta ação de rearme imperialista que provavelmente será seguida pelos EUA. Na Espanha governam os supostos socialistas do PSOE junto à coligação de (...)
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
La Izquierda Diario - Argentina
Enquanto a Rússia vem acumulando alguns sérios reveses em sua invasão à Ucrânia, uma guerra que entrou pensando que ganharia facilmente e em pouco tempo, neste artigo olharemos para o lugar que o país que Putin governa ocupa na hierarquia internacional, e como o resultado da guerra pode (...)
Esteban Mercatante
O presidente russo disse que a medida visa proteger a soberania e a integridade territorial. Cerca de 300 mil reservistas seriam afetados, o dobro do número mobilizado no início da invasão.
La Izquierda DiarioRedação
A guerra na Ucrânia é um aviso das monstruosidades que o capitalismo está preparando para nós.
Pietro Basso
Como parte do dossiê do Ideas de Izquerda com os principais debates do XIX Congresso do PTS, apresentamos a nossos leitores esta síntese da intervenção de Emilio Albamonte em torno da guerra na Ucrânia e o método para a análise da situação (...)
Emilio Albamonte
O novo chefe do exército britânico fala em derrotar a Rússia em combate. ''forjar um Exército capaz de lutar ao lado dos nossos aliados e de derrotar a Rússia em combate''.
O presidente dos EUA diz que as armas enviadas são HIMARS, um sistema de mísseis que tem um alcance maior do que as armas atualmente implantadas pela Ucrânia.
A guerra na Ucrânia e o confronto com a Rússia marcam a próxima reunião de cúpula da OTAN.
Diego LotitoJosefina L. Martínez
Mais de dois meses após o início da guerra na Ucrânia, tentaremos discutir novamente com a política defendida pelos partidos com os quais construímos a FIT-U na Argentina: Esquerda Socialista (do grupo internacional ITU-CI, que no Brasil é a CST), o MST (LIS-CI), o PO, e até mesmo com o PSTU do (...)
Elizabeth Yang
19:14 |
Ana Carolina Toussaint
Desde o início da guerra na Ucrânia, publicamos no Ideias de Esquerda toda uma série de análises de diferentes ângulos e abordamos alguns dos principais debates que ela suscitou na perspectiva de uma política independente contra a invasão de Putin, contra a OTAN e contra o armamento imperialista. (...)
Matías Maiello
Documento sobre o panorama mundial a partir da guerra na Ucrânia, escrito a propósito da próxima Conferência do MRT.
André Barbieri
A fraqueza militar russa na primeira fase da guerra ucraniana determina uma maior pressão militar na segunda fase e encoraja o impulso ocidental geral para uma grande guerra.
Rafael Poch de Feliu