Além dos discursos de alguns sobre “liberdade e democracia”, outros sobre a luta contra o “nazismo ucraniano”, esta guerra decididamente não é dos trabalhadores e das classes populares. Adotar uma política de anti-imperialismo e independência de classe é mais fundamental do que (...)
Philippe Alcoy
Enquanto a Rússia vem acumulando alguns sérios reveses em sua invasão à Ucrânia, uma guerra que entrou pensando que ganharia facilmente e em pouco tempo, neste artigo olharemos para o lugar que o país que Putin governa ocupa na hierarquia internacional, e como o resultado da guerra pode (...)
Esteban Mercatante
Na Rússia, como na Europa, espera-se atingir objetivos de guerra atacando as condições de vida das populações do outro campo. Após as sanções europeias, Putin fechou as válvulas de gás. A perspectiva de um inverno frio e de baixa atividade econômica reanima as rivalidades entre as potências no interior da (...)
Redação
A guerra na Ucrânia e as sanções e boicotes decorrentes abalaram o fornecimento energético europeu e engendraram uma nova crise mundial nos combustíveis. Em meio a novas catástrofes climáticas, os imperialismos europeus e suas multinacionais buscam “soberania energética” com mais políticas poluentes e (...)
Caio Reis
La Voce Delle Lotte
Anunciado pelo Ministro da Economia alemão, a subsidiária da empresa russa é fundamental já que tem um papel fundamental no mercado de gás, tanto no armazenamento quanto no comércio e transporte.
O Ideias de Esquerda entrevistou Roberto Menezes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).
Rosa Linh
Nota do tradutor: Michael Roberts, economista marxista radicado em Londres, publicou esse artigo no dia 27 de fevereiro, alguns dias após a ofensiva militar russa em território ucraniano. Algumas considerações colocadas como hipótese já se efetivaram, como o congelamento das reservas russas no (...)
Michael Roberts
A UE enviará até 1 bilhão de euros em armas para a Ucrânia e aumentará o orçamento conjunto de defesa. A reunião dos 27 membros da UE busca também resolver a dependência energética em relação à Rússia.
A manifestação pela paz deste sábado em Roma mostrou o forte rechaço à guerra. Apesar das ilusões pacifistas das organizações sobre o papel “democrático” da Itália, da UE e da ONU, mostrou uma forte mensagem antimilitarista.
União Europeia anunciou neste domingo (27/02) o fechamento do espaço aéreo para todos aviões russos, inclusive jatos particulares. Também deve impor um novo pacote de sanções ao governo de Belarus, aliado de Putin. Abaixo o avanço da OTAN no leste europeu! Fora tropas russas da (...)
Após o anúncio do presidente russo, Vladímir Putin, foi lançada uma operação militar na região pró-russa do Donbass. Ataques são relatados por toda fronteira ucraniana e diversas cidades. Zelenski ordena lei marcial na Ucrânia, que vive um dia (...)
Após o longo discurso televisivo de Putin, onde anunciou que reconhece as auto-proclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, a Rússia sinalizou o envio de tropas para o leste ucraniano com o argumento de “manter a paz no território”. Biden e os principais países da União Europeia anunciaram (...)
Reproduzimos a declaração da Corrente Revolucionária das e dos Trabalhadores, partido irmão do MRT no Estado Espanhol, contra a escalada belicista no Mar Negro.
Corrente Revolucionária de Trabalhadores e Trabalhadoras - CRT
Durante as últimas semanas, o medo da possibilidade de uma invasão russa na Ucrânia, cuja consequência seria uma resposta militar dos Estados Unidos e da OTAN, tem circulado pelo mundo. Ainda assim, o caráter dessa manobra é defensivo por parte da Rússia diante de décadas de avanço do Ocidente sobre o (...)
Santiago Montag
A viagem de Lula pela Europa tem sido a expressão do clima antecipado das eleições. Enquanto Bolsonaro está fazendo turismo no deserto, andando de Harley Davidson no Catar, o ex-presidente petista é recebido com pompas no Parlamento Europeu e até pelo odioso neoliberal Emmanuel Macron. De um lado, o (...)
Yuri Capadócia
O resultado das eleições alemãs, os debates políticos na esquerda, o plebiscito pelo direito à moradia em Berlim, os exemplos de luta da nossa classe e o significado do fim da era Merkel são alguns dos temas debatidos por Caio Reis e Laura Scisci neste Giro (...)
Juan Carlos Arias
Instituto que produz a vacina realizou negociações diferentes entre o Brasil e países ricos da União Europeia
Após o anúncio sobre uma nova cepa do coronavírus, realizado no sábado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, países da Europa, Ásia e América Latina interromperam unilateralmente os voos vindos da ilha.
Nas últimas semanas veio crescendo o número de casos, e Alemanha e França radicalizaram as restrições para tentar controlar a média de 220 mil contaminações diárias nos últimos sete dias no continente, um recorde.