×

Cortes na educação | Urgente: após os cortes, reitoria corta refeição de estudantes bolsistas na UFRN

Centenas de estudantes bolsistas chegaram nesta quarta à UFRN e deram de cara com a seguinte situação: não tem mais direito a jantar no restaurante universitário.

quinta-feira 8 de dezembro de 2022 | Edição do dia
Foto: Wallacy Medeiros

Isso mesmo, não bastasse os cortes que afetam diretamente a vida e a permanência dos estudantes, a reitoria da UFRN cortou sem nenhum aviso o direito à janta de estudantes bolsistas. Ou seja, os estudantes trabalham o dia todo e chegam na universidade contando que vão poder jantar, mas descobrem assim que chegam no RU que não tem mais o direito a essa refeição.

Isso é um grande absurdo! Enquanto a reitoria tem salários e regalias, decidiram pelas costas dos estudantes bolsistas que só terão direito a uma refeição por dia. Como que um estudante que fica na universidade o dia todo, pesquisando, estudando, fazendo trabalho ou os que trabalham durante o dia e estudam a noite, conseguirão ficar de pé com apenas uma refeição?

O pior de tudo é que isso vem justamente quando a equipe de transição anunciou que não terá dinheiro para repassar para as universidades, fruto dos ataques do governo Bolsonaro que sempre foi um inimigo dos estudantes. Esses cortes que já estão refletindo na suspensão do pagamento da bolsa da capes de milhares de residentes e bolsistas, se somam a cortes e a precarização das universidades que se aprofundaram no governo Bolsonaro, mas vem desde o governo Dilma.

Por isso, é necessária uma mobilização independente dos estudantes pela base com assembleias e reuniões, como algumas que já estão ocorrendo pelo país. Mas também é necessário que a UNE que passou nos últimos quatro anos sem organizar os estudantes para derrotar os cortes e sim fazendo ato eleitorais para chapa Lula-Alckmin e que hoje compõe o governo de transição, organize através de assembleias nas universidades uma paralisação nacional contra os cortes. Só o caminho dos estudantes auto organizados pelas bases é que pode acabar com os cortes e os taques.

Também por isso, nós da Faísca Revolucionária, convidamos a todes estudantes a comparecerem no anfiteatro da UFRN, marcado para às 15h para se somar ao ato.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias