×

UnB: Pão e Rosas | Venha para o lançamento do livro "Nós mulheres, o proletariado", na UnB, dia 14/07

Na próxima quinta feira (14/07), ocorrerá na Universidade de Brasília o lançamento do livro "Nós mulheres, o proletariado", publicado em março deste ano pelas Edições Iskra Mulheres. O lançamento contará com Diana Assunção, co-autora do prefácio do livro, historiadora e fundadora, no Brasil, do Pão e Rosas, grupo internacional de mulheres socialistas e Natália Angyalossy, editora das Edições Iskra, professora e militante do Pão e Rosas.

quarta-feira 6 de julho de 2022 | Edição do dia

Em março, as Edições Iskra lançaram o livro "Nós mulheres, o proletariado", de Josefina Martínez, originalmente publicado em castelhano no Estado Espanhol, com o título "No somos esclavas!". O livro da historiadora e jornalista recupera os fios de resistência e das lutas pela emancipação das mulheres junto a todos os oprimidos.

Um livro sobre greves femininas, cruzadas por gênero, classe e migrações. Essa publicação dedicada a luta das mulheres pelo mundo, e especialmente das mulheres negras no Brasil, é uma contribuição também do Pão e Rosas para o fortalecimento de um feminismo anti-racista, anti-capitalista e socialista que possa se enfrentar com Bolsonaro, Mourão, Damares e toda essa corja nojenta da extrema direita, num momento em que a extrema direita avança contra os direitos das mulheres e demais setores oprimidos, como no caso da criança de 11 anos coagida a manter sua gravidez por uma juíza, ou nos EUA em que a Suprema Corte atacou o direito ao aborto. Porém, uma perspectiva de feminismo que não caia no canto da sereia da conciliação de classes que rifa a vida de milhões de mulheres, negros e negras, e LGBTQIA+ em nome da "governabilidade".

Pode te interessar: Pão e Rosas no SESO/UnB discutiu como conquistar o direito ao aborto e derrotar a extrema direita

A escolha e a importância desse título traduzido para o português são expostas no prefácio escrito por Diana Assunção, historiadora e organizadora do livro "A precarização tem rosto de mulher" e Letícia Parks, organizadora dos livros "Mulheres negras e marxismo" e "A revolução e o negro", das Edições Iskra. Diana participará da atividade junto a Natália Angyalossy, editora das Edições Iskra, professora e militante do Pão e Rosas.

O prefácio está disponível aqui.

Na UnB, a juventude Faísca Revolucionária e o grupo de mulheres Pão e Rosas tem o orgulho de convidar à todes para participar do lançamento presencial na quinta-feira, dia 14 de julho, às 18 horas, no Auditório do ICH, subsolo do ICC Norte (perto do Restaurante "O Natural").

Para comprar o livro:
https://iskra.com.br/produto/nos-mulheres-o-proletariado/




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias