Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[CURSO] Mulheres, Revolução e Socialismo | Aula 2

Flávia Telles

[CURSO] Mulheres, Revolução e Socialismo | Aula 2

Flávia Telles

bibliografia o livro homônimo, lançado pelas Edições Iskra em 2023, a segunda aula é apresentada por Flávia Telles, professora pela rede pública estadual em Campinas e apresentadora do vídeoocast Feminismo & Marxismo.

Aula 2 - Mulheres e Socialismo no início do século XX: organização para revolucionar o mundo

O desenvolvimento do movimento de mulheres internacional no início do século XX teve fortes influências das socialistas que buscaram conectar a luta de classes com a luta das mulheres. Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo, Inessa Armand, Alexandra Kollontai, são algumas dessas que fizeram de suas vidas uma grande batalha pela revolução socialista, o único caminho que viram e defenderam ardentemente para enfrentar a opressão patriarcal e a exploração capitalista, inclusive travando fortes combates no interior das organizações revolucionárias. Trataremos também da relação entre a luta pelo direito ao sufrágio feminismo no século XX e as lutas em direção ao socialismo, um movimento que precedeu a revolução russa de 1917, e também as diferenças entre ser uma mulher proletária e burguesa contra os que defendem a conciliação de classes como perspectiva, da relação entre o movimento de mulheres e a guerra e porquê é necessário defender um feminismo socialista, da classe trabalhadora, antirrracista e antiimperialista, que hoje significa levantar a bandeira da Palestina contra o massacre do Estado sionista de Israel.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Campus Virtual]   /   [Mulheres]   /   [Feminismo]   /   [Marxismo]   /   [Teoria]   /   [Gênero e sexualidade]

Flávia Telles

Comentários