Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[CURSO] Mulheres, Revolução e Socialismo | Aula 3

Virgínia Guitzel

[CURSO] Mulheres, Revolução e Socialismo | Aula 3

Virgínia Guitzel

Com oferecimento do Campus Virtual do Esquerda Diário e das Edições Iskra, o curso “Mulheres, revolução e socialismo” tem como bibliografia o livro homônimo, lançado pelas Edições Iskra em 2023, a terceira aula é apresentada por Virgínia Guitzel, trabalhadora da educação e militante travesti do Pão e Rosas.

Aula 3 - A maior experiência de emancipação feminina: lições da Revolução Russa

Abordaremos o pensamento dos bolcheviques como Alexandra Kollontai, Inessa Armand, Clara Zetkin, Lênin e Leon Trótski, assim como também as análises de historiadoras como Wendy Goldman e Sherry Woolf, vamos voar juntos nos sonhos mais do que concretos que a primeira experiência da classe trabalhadora como classe dominante trouxe para o nosso imaginário. E o mais importante, tirar as lições da Revolução Russa, desmascarando mais uma vez, a degeneração stalinista que não representa nada além de uma ruptura aberta e contra revolucionária com o marxismo, para preparar a luta por um feminismo socialista no Brasil e no mundo.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Campus Virtual]   /   [Stalinismo]   /   [Feminismo]   /   [Revolução Russa]   /   [Marxismo]   /   [Teoria]   /   [Gênero e sexualidade]

Virgínia Guitzel

Travesti, trabalhadora da educação e estudante da UFABC
Travesti, poeta e colunista da rede Internacional Esquerda Diário e militante do grupo feminista e socialista, Pão e Rosas. Tem 30 anos, é estudante de Bacharel em Ciências e Humanidades na UFABC e trabalha como Auxiliar Técnica de Educação (ATE) em São Paulo. Participou da elaboração do livro "A precarização tem rosto de mulher" das Edições ISKRA com o texto "Os operários diziam: ’ela veio nos apoiar’", publicou o artigo "Notes From Brazil" na Transgender Marxism (PLUTO PRESS) do Reino Unido e também escreve poesias e crônicas sobre a realidade das travestis na Coluna "Meu corpo, um campo de batalha". Teve seu poema Colorir inserido no longa metragem "O Advento de Maria".
Comentários