×

Petrobras | Petroleiros aposentados e da ativa fazem ato cobrando fim dos descontos a suas aposentadorias

Trabalhadores aposentados e da ativa da Petrobrás do Rio de Janeiro e de diversas partes do Brasil se reuniram hoje em frente ao EDISEN, a atual sede da empresa no Rio de Janeiro para lutar pelo fim dos descontos abusivos a suas aposentadorias e para que a Petrobras pague sua dívida ao plano de previdência da categoria.

quinta-feira 14 de março | Edição do dia

Trabalhadores aposentados e da ativa da Petrobrás do Rio de Janeiro e de diversas partes do Brasil se reuniram hoje em frente ao EDISEN, a atual sede da empresa no Rio de Janeiro para lutar pelo fim dos descontos abusivos a suas aposentadorias e para que a Petrobras pague sua dívida ao plano de previdência da categoria. Esses descontos conhecidos pela categoria como “PEDs” e “equacionamentos” são denunciados como assassinos já que há diversos casos de suicídios de aposentados onde os trabalhadores apontam que as dificuldades financeiras foram parte importante do sofrimento destes trabalhadores que em terra e mar ergueram a maior empresa do país.

O ato foi convocado em unidade da Federação Nacional dos Petroleiros, a FUP (dirigida pela CUT e PT e que é apoiadora do governo Lula-Alckmin e dos gestores da empresa) e todos os sindicatos petroleiros. O sofrimento que os aposentados sofrem é decorrência dos ataques feitos a suas aposentadorias, iniciando com a “repactuação” no governo Lula 1, e que aumentaram radicalmente nos governos do golpista Temer e Bolsonaro quando os trabalhadores tiveram que arcar os prejuízos da corrupção no plano. Esses descontos assassinos seguem intocados mesmo com 15 meses do governo de Lula-Alckmin administrando a empresa.

Nós do Movimento Nossa Classe e do Esquerda Diário estivemos presentes junto da luta destes trabalhadores e Leandro Lanfredi, trabalhador da Transpetro, destacou em entrevista ao Sindipetro-RJ a importância da unidade entre ativa e aposentados:

É imprescindível que os trabalhadores da ativa se somem à luta dos aposentados em defesa de seus direitos.

Parte crucial desta luta pela unidade da categoria passa por impedir que os sindicatos sejam controlados pela burocracia sindical da FUP e seus aliados da Resistência/PSOL que rasgam as bandeiras históricas da categoria para apoiar o governo, o movimento Nossa Classe apoia a formação de uma chapa independente do governo Lula-Alckmin, da FUP e da empresa, como desenvolvemos nessa matéria que tem sido panfletada na categoria: link.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias