×

Argentina | Christian Castillo assume como deputado na Argentina e polemiza contra a extrema-direita

O recém eleito deputado federal do PTS (Partido dos Trabalhadores Socialistas) pela Frente de Esquerda Unidade, na Argentina, denunciou que La Libertad Avanza, partido do ultraliberal Milei, defende a liberdade dos grandes empresários, daqueles que aumentam os preços e atingem o bolso da população pobre e trabalhadora. Alertou, em entrevista para C5N e IP Noticias, que será anunciado um grande plano de ajustes e que “devemos estar em alerta e mobilização”.

sexta-feira 8 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Christian Castillo, deputado federal do PTS na Frente de Esquerda Unidade, assumiu esta quinta-feira e conversou com a C5N e IP Noticias. O deputado denunciou que La Libertad Avanza, partido de Javier Mieli recém eleito presidente argentino, defende a liberdade dos grandes empresários.

Castillo afirmou que “nossas bancadas parlamentares estarão a serviço da defesa dos interesses da classe trabalhadora e de todos os setores explorados e oprimidos desta sociedade, que é o que sempre fizemos, lutando por outro futuro”.

Nas eleições, Milei prometeu ajustar a casta, mas esse discurso rapidamente se dissolveu no ar com o novo presidente argentino se associando à mesma casta que criticava, formando um gabinete governamental com pessoas ligadas ao ex-presidente Mauricio Macri, acrescentou o deputado do PTS.

Veja entrevista de Christian Castillo para o Esquerda Diário após as eleições de novembro:

Castillo sustentou que o governo eleito quer enviar uma lei geral ao Congresso e é muito difícil aprová-la se os deputados de outras forças não traírem o seu mandato, na medida em que a lei traz muitas coisas que ninguém levantou na campanha.

O deputado alertou “vão pedir para segurar ainda mais o bolso; já estamos vendo isso com a remarcação dos preços, que é brutal, e este não é um governo que vai dizer para não aumentarem”. Além disso, o governo eleito prepara “desvalorização do peso, mais restrições às obras públicas, mais liberalização das tarifas. É algo muito parecido com o que foi o famoso plano ‘Rodrigazo’ de 1975, quando governaram Isabel e López Rega, e foi um ajuste em toda a linha”, acrescentou Castillo.

“Não sabemos os ritmos com que vão querer aplicá-lo, por isso acho que temos que estar em estado de alerta e mobilização.”

O jornal La Nación publicou o discurso de Myriam Bregman (PTS) na sessão preparatória na Câmara dos Deputados para a posse dos novos legisladores. A deputada afirmou que “de forma alguma vamos facilitar as medidas contra os trabalhadores”. Bregman recebeu assobios e vaias e gritaram com ela: “Vá trabalhar”, ao que a deputada respondeu: “Não vou calar a boca”.

Na posse na Câmara de Deputados na Argentina, Christian Castillo jurou “pela classe trabalhadora e os povos oprimidos do mundo; pelos 30.000 detenidos e desaparecidos [no genocídio que foi a ditadura Argentina]; pelo socialismo e para terminar com o capitalismo e toda forma de opressão e a exploração em nosso país e no mundo”.

A bancada nacional da Frente de Esquerda Unidade no Congresso Argentino conta agora com 5 legisladores, todos em posições de luta para enfrentar o ajuste que se aproxima. O bloco é formado da seguinte forma: Myriam Bregman, Nicolás del Caño, Alejandro Vilca, Christian Castillo (os quatro do PTS) e Romina del Plá (do Partio Obrero).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias