×

Argentina | Contra o ajuste de Milei e as ameaças de repressão, grande manifestação convocada no 20D

Em vista das ameaças feitas por Patricia Bullrich, Ministra da Segurança do governo Milei, e do ataque brutal anunciado por Luis Caputo, seu Ministro da Economia, uma importante mobilização é esperada para a próxima quarta-feira na Argentina. A convocação está sendo organizada por diferentes organizações sociais, políticas e sindicais de esquerda, juntamente com parlamentares da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, como Myriam Bregman, Nicolás Del Caño, Christian Castillo, Alejandro Vilca e Romina Del Plá.

sexta-feira 15 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Após a coletiva de imprensa da Ministra da Segurança do governo Milei, Patricia Bullrich, os líderes da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FITU) responderam às suas ameaças de repressão e ratificaram a convocação para uma grande manifestação em Buenos Aires, organizada para a próxima quarta-feira, 20 de dezembro.

O ajuste e as medidas anunciadas nesta terça-feira pelo Ministro da Economia, Luis Caputo, que colocarão milhões de pessoas na pobreza e aumentarão a já crítica situação social, somam-se agora às ameaças públicas e inconstitucionais feitas por Patricia Bullrich nesta quinta-feira, em uma coletiva de imprensa. Os anúncios da Ministra, que ignoram o fato de que o direito à manifestação está contemplado na Constituição, são uma admissão de que o ajuste econômico não será contra "a casta", mas contra milhões de pessoas que vivem de seu trabalho e de seus salários, e cujas condições de vida serão seriamente afetadas.

As declarações de Bullrich também mostram que o governo pretende impor suas medidas de terrorismo econômico contra a população com ameaças, repressão e perseguição contra qualquer pessoa que se manifeste contra o projeto da extrema direita de Milei. Um erro grosseiro que já foi cometido durante o governo de Mauricio Macri, quando anunciou seu "protocolo anti-piquete", que rapidamente naufragou e deixou claro que as manifestações não podem ser reguladas por meio de um decreto, enquanto a pobreza e a miséria aumentam. Essa nova tentativa pretende seguir o mesmo caminho, mas será difícil obter o consenso necessário, especialmente se o descontentamento crescer rapidamente como resultado da situação social e da inflação descontrolada, gerada pela desvalorização e pelo aumento das tarifas.

Diante disso, os líderes da Frente de Esquerda vieram a público para responder. "No dia 20 de dezembro estaremos nas ruas mais uma vez, acompanhando todas as reivindicações, exercendo o direito de manifestação e mostrando que somos milhares os que não aceitamos que esse ajuste brutal seja pago pelos trabalhadores", disse Myriam Bregman.

Nicolás del Caño e Christian Castillo também se pronunciaram, destacando que o ajuste e as medidas anunciadas esta semana são "para poucos encherem os bolsos" e anunciando que em 20 de dezembro haverá "dezenas de milhares de pessoas mobilizadas, exercendo nosso direito constitucional de protestar".

Os líderes do Partido Obrero e do Polo Obrero também fizeram declarações públicas após os anúncios de Bullrich. Em uma coletiva de imprensa, eles ratificaram a convocação e questionaram a "ilegalidade" do que a ministra disse. "São ameaças para aplicar um plano de guerra. Patricia Bullrich veio para ameaçar aqueles que vão protestar", disse Eduardo Belliboni. Gabriel Solano também disse: "Reafirmamos o direito de manifestação, que é o direito de se defender diante de tal agressão".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias