×

Argentina | Cresce o repúdio a Espert, deputado de extrema direita que ameaçou Myriam Bregman e Del Caño com "cárcere ou bala"

sexta-feira 15 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Nesta quinta-feira, depois que a ministra da Segurança do governo Javier Milei, Patricia Bullrich, anunciou seu "Protocolo de Ordem Pública" para reprimir os protestos populares e dos trabalhadores, os deputados federais Myriam Bregman e Nicolás del Caño, e o restante dos deputados e líderes da Frente de Izquierda Unidad, logicamente, repudiaram o anúncio e indicaram que nenhuma ameaça repressiva pode deter a mobilização popular quando se trata de defender direitos.

Aproveitando esses repúdios à medida de Bullrich, o deputado de extrema direita José Luis Espert, do partido de Milei (La Libertad Avanza), quis ganhar alguma visibilidade. E, em parte, ele conseguiu. Respondeu em um tweet ameaçando Bregman e Del Caño, dizendo "Cadeia ou bala" para quem quiser se manifestar nas ruas contra os ajustes de Milei.

Myriam Bregman ficou reconhecida nacionalmente pelo combate à extrema direita durante a campanha eleitoral, denunciando os ajustes econômicos planejados por Milei, que agora vêm à tona. Não à toa, a esquerda se torna um alvo da extrema direita.

A expressão do ultraliberal, que já passou por múltiplas forças políticas (primeiro ele estava com Milei, depois mudou para Juntos por el Cambio, e agora está com os dois) gerou inúmeros repúdios, e demonstrações de solidariedade a Bregman e Del Caño. Ao mesmo tempo, ambos os deputados do PTS-FITU, juntamente com seus colegas Alejandro Vilca e Christian Castillo (também do PTS), e Romina del Plá (PO-FITU), convocarão uma audiência pública na Câmara dos Deputados para a próxima terça-feira, onde discutirão como responder ao "protocolo" de Bullrich.

O La Nación, Clarín, C5N e TN, principais veículos de imprensa argentinos, transmitiram a polêmica junto a inúmeros outros jornais.

Não aceitaremos nenhuma ameaça repressiva da extrema direita contra nosso direito de manifestação e de defesa, nas ruas, dos direitos sociais dos trabalhadores e da população oprimida. Toda a batalha da classe trabalhadora e dos movimentos sociais na Argentina contra Milie é de suma importância para as batalhas no Brasil contra todos os ataques econômicos aos trabalhadores e ao povo oprimido.

Veja algumas mostras de repúdio a Espert, e solidariedade a Bregman e Del Caño.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias