Neste breve artigo analisaremos as implicações judiciárias e políticas que o episódio das joias podem acarretar à família Bolsonaro, mas também trazemos uma reflexão sobre o porquê da substituição brusca de temas em toda a mídia mesmo após as pavorosas cenas em Bento Gonçalves, que posteriormente foi (...)
Willian Garcia
Sucessivos escândalos de trabalho análogo a escravidão surgiram nos últimos dias. O que isso diz sobre o atual projeto de país?
Danilo Paris
Lula está no comando do país há um pouco mais de um mês, e durante esse período se mostraram novas configurações da situação política e na correlação de forças no país.
Relatórios da Funai apontam o envolvimento de militares do Exército com garimpeiros nas Terras Indígenas Yanomami desde o início do governo Bolsonaro. O Estado é responsável pela exploração nas TIY e pelo avanço do garimpo e do agronegócio.
Redação
O PT articula a re-eleição dos bolsonaristas Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), para a Presidência da Câmara e do Senado. Esses são responsáveis por inumeros ataques aos trabalhadores, mulheres, negros, indígenas, LGBTs e até ao meio ambiente. Assim se juntam a base governista (PT, PCdoB,, PDT, (...)
Nesta segunda-feira (16), o reacionário vice-presidente elogiou a reforma do Ensino Médio de Temer, “acho correta” disse Alckmin, defendendo a manutenção da reforma na saída de uma reunião com a diretoria da FIESP onde anunciava que o governo Lula-Alckmin não pretende revogar as reformas da previdência (...)
A palavra de ordem “sem anistia” tem sido utilizada para expressar o desejo, mesmo que difuso, de que a extrema direita pague por tudo que fez nos últimos anos. Do assassinato de Marielle às mortes na pandemia, todas as suas medidas e ações reacionárias motorizam esse sentimento por justiça. Esse (...)
Vitória Camargo
Neste momento, após as ações golpistas reacionárias do bolsonarismo, a palavra de ordem "sem anistia" se fortaleceu. Para garantir a não anistia, é preciso também responder: quem mandou matar Marielle? Vivemos mais um dia 14 sem saber quem são os responsáveis pelo brutal assassinato de Marielle Franco e (...)
Partido reacionário do centrão e Sérgio Moro, o União Brasil possui a quarta maior bancada na Câmara dos Deputados.
Flávia TellesVitória Camargo
Gesto do presidente eleito vai de encontro com o caráter de frente ampla para atender os interesses da burguesia no próximo governo.
Na última quinta-feira (29) foram nomeados os novos ministros do governo Lula-Alckmin, que tomará posse nas próximas horas, dentre os quais alguns que votaram a favor do impeachment da Dilma em 2016.
Hoje, no dia 1º de janeiro, o país assiste à posse da presidência de Lula em seu terceiro mandato depois de vencer Bolsonaro nas últimas eleições. No entanto, o bolsonarismo e a extrema direita seguem com força social e por dentro das principais instituições estatais. Para enfrentar essa corja o único (...)
Lula terminou de nomear seu ministério. Além de ministras e ministros com influência nos movimentos sociais, especialmente negros e indígenas, há uma boa dose de políticos tradicionais de direita, oligarcas, e até mesmo gente que é filiada ao partido de Roberto Jefferson. Seria isso um retorno ao (...)
Leandro Lanfredi
Na prática, o novo texto da PEC mantém o poder do relator sobre R$ 10 bilhões do orçamento.
Os comandantes das Força Armadas do Brasil desistem de renunciar aos postos antes da posse do novo Presidente Lula (PT) e seu vice Alckmin (PSB) uma semana após a indicação de ministro da Defesa com trajetória reacionária e filiação ao PTB de Roberto Jefferson. Bolsonaro já se disse “apaixonado” por (...)
MRT - Movimento Revolucionário de Trabalhadores
O até pouco tempo bolsonarista Arthur Lira reuniu-se neste domingo com deputados do PT para avançar nos pactos entre a chapa Lula-Alckmin e o centrão, em especial para a aceleração da tramitação da PEC da Transição na Câmara.
Mateus Castor
Matias Aires
José Múcio Monteiro, novo ministro da Defesa do governo Lula, possui trajetória de vida reacionária. Foi da ARENA durante mais de uma década, passou por partidos de direita como PFL, PSDB e atualmente está no PTB de Roberto Jeferson, Bolsonaro já se disse “apaixonado” pelo homem e em 2016 apoiou o (...)
Júlio Dandão
Apresentamos o primeiro documento do período de pré-congresso rumo ao V Congresso do MRT, que será realizado em 2023, convidando o conjunto da vanguarda e dos ativistas à discussão diante dos novos cenários estratégicos que se apresentam no (...)