Essa crítica contém inúmeros spoilers.
Adriano Favarin
Esse reencontro e restauro de um registro no calor do momento do processo revolucionário mais importante da história suscita consigo uma questão central: como o cinema soviético viu Outubro?
Felipe Colares
Análise do filme "Tudo em todo lugar ao mesmo tempos", indicado ao Oscar 2023
Iuri Tonelo
Publicamos um ensaio sobre a relação entre pais e filhos nos filmes da Pixar.
Maria Singla
Com atuação marcante da atriz Krystyna Janda, filme polonês de 1982 destrincha de forma nua e crua a odiosa lógica do aparato stalinista, que perseguia revolucionários e civis por meio de falsas acusações, buscando garantir os interesses da burocracia (...)
João Paulo de Lima
Cinema negro de terror ou cinema de terror com negros? Eis a questão que o movimento Blaxpoitation buscou responder. Mais de 50 anos depois, fortemente influenciados pela maré negra do Black Lives Matter, a representação do negro em cena nos filmes de terror/horror ganha novos contornos com uma (...)
Luno P.
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
Jean-Luc Godard foi uma referência na história do cinema mundial. Pensou e revolucionou a linguagem cinematográfica do século XX. Em razão de sua morte na última terça-feira, 13 de setembro de 2022, convidamos Romero Venâncio, professor da Universidade Federal de Sergipe no departamento de Filosofia e (...)
Redação
Javier Gabino
Em um novo aniversário de Maio de 68, percorremos algumas experiências cinematográficas.
Violeta Bruck
Medida Provisória é um dos poucos filmes nacionais de alto orçamento assinado por um diretor negro, o que em si já é uma enorme novidade em um país racista e cada vez mais marcado pelo peso da extrema direita de Bolsonaro, Mourão e cia, contra os quais o filme é uma forte crítica. Neste vídeo, Letícia (...)
Letícia Parks
As mulheres têm sido importantes contribuintes para o desenvolvimento do cinema desde o início, mas os filmes de mulheres diretoras têm sido muitas vezes subestimados e ignorados. Aqui apresentamos alguns dos maiores filmes feitos por mulheres de todo o mundo para (...)
Shalon Van Tine
Documentário realizado pelo Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, em 1977.
Em 1895 os irmãos Lumiere filmaram pela primeira vez um curta metragem com os operários de sua fábrica como protagonistas, que se converteu em um clássico.
Cecilia Pavic
Este artigo resgata alguns filmes dos últimos anos e relembra outros que marcaram a história centenária entre a Rússia e a Ucrânia.
O homem que virou suco é um filme dirigido pelo cineasta brasileiro João Batista de Andrade que foi lançado em 1981 em um período histórico marcado por lutas operárias e o processo de redemocratização brasileira após o período da ditadura.
Ana Carolina Toussaint
Neste artigo apresentaremos os longas-metragens deste diretor de Caruaru, um dos grandes nomes do cinema de Pernambuco e do país.
Pedro Costa
Lucía Nistal
Conheça o Tela Trans, acervo do audiovisual trans brasileiro elaborado a partir da pesquisa desenvolvida pelas cineastas Caia Coelho e Pethrus Tibúrcio.
Matrix Resurrection veio para desfigurar o núcleo criativo construído na primeira obra de 1999, responsável por torná-la um ícone inquestionável do cinema. Seja pela sua irreverência estética, técnicas inovadoras ou temática subversiva, o primeiro filme da franquia Matrix mudou a história da arte (...)
Gabriel Fardin
Pedro Pequini
Muribeca, dirigido por Alcione Ferreira e Camilo Soares, é um longa documental sobre o despejo forçado de uma comunidade homônima, na periferia de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O documentário foi produzido de forma independente, sem dinheiro de empresas ou de instituições governamentais. A (...)
Gabriel "Biro"