Denúncia do MST publicada neste fim de semana relata ameaças, intimidações e destruição de áreas do acampamento Quintino Lira, em Santa Luzia, no Pará, tudo a mando do fazendeiro Marcos Bengtson, primo de Damares Alves e acusado de ser mandante do assassinato do agricultor sem terra José Valmeristo (...)
Recebemos informações de que o RH da Acciona, empresa responsável pelas obras da linha 6 do metrô, está constrangendo seus funcionários a saírem da greve. Esses trabalhadores vem protagonizando uma forte luta em defesa de melhores condições de trabalho, reajuste salarial e acesso a alimentação digna, (...)
No Brasil e no mundo as mudanças climáticas têm deixado um rastro de destruição e mortes, resultado da transformação do planeta e dos eventos climáticos extremos que são cada vez mais frequentes consequência da sede de lucro do sistema capitalista. No Rio Grande do Sul já são registradas 47 mortes, 46 (...)
Nós do Esquerda Diário recebemos denúncia de um ativista ambiental que acompanha o território indígena do povo Kaingang sobre a tentativa de expulsão dos indígenas de seu território cuja responsabilidade recai sobre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após o leilão e privatização (...)
Fala de Vivi, professor da rede estadual de SP, e Brandão, trabalhador da USP e demitido político, intervindo no debate de conjuntura nacional, internacional e planos de lutas no V Congresso da CSP-CONLUTAS.
Confira as intervenções do movimento Nossa Classe por Grazi Rodrigues, professora da rede municipal de São Paulo, e Leandro Lanfredi, petroleiro do Rio de Janeiro, no debate de conjuntura internacional, nacional, internacional e planos de lutas no V Congresso da CSP-CONLUTAS, sobre o tema da (...)
Flavia enfatizou a necessidade de manter a política de independência de classe na Conlutas para combater o enfraquecimento dessa central sindical, além de ter denunciado as políticas equivocadas que foram defendidas pela direção majoritária (PSTU) e outras correntes, como a CST, nos últimos anos, como (...)
Nós do Esquerda Diário estamos cobrindo a greve dos trabalhadores da linha 6 das obras do metrô. Esses trabalhadores estão em greve por melhores condições de trabalho e salário. Confira abaixo alguns de seus relatos, que captamos no canteiro de obras, denunciando as condições que a patronal impõe à (...)
Neste domingo, último dia do congresso da Apeoesp, a professora Maíra Machado defendeu a organização imediata de uma mobilização da educação pela revogação integral do Novo Ensino Médio e criticou a política de conciliações da direção do nosso sindicato, que é um obstáculo fundamental para essa (...)
Confira o conteúdo do panfleto do Nossa Classe em diálogo com os companheiros do Fórum das Oposições
20:19 | Como parte de uma batalha da Oposição Unificada Combativa, nós do Nossa Classe – Educação participamos desse Congresso para denunciar a burocracia encastelada e usurpadora do nosso sindicato, que quer afastar de vez os professores e impedir nossas mobilizações, e para fazer valer a voz de mais de 700 (...)
19:03 | Diante da mobilização legítima dos trabalhadores, a empresa Acciona responsável pelas obras da linha 6 tenta fazer de tudo para reprimi-la, ameaçando trabalhadores assim como a liberdade de expressão e de imprensa por parte de apoiadores
18:46 |
A carta exige da atual direção do sindicato um verdadeiro plano de lutas contra os ataques promovidos por Tarcísio e Feder contra a educação e contra o Novo Ensino Médio, que o governo Lula-Alckmin já anunciou que não irá revogar.
Pela revogação de todas as medidas judiciais de perseguição a Glauber Braga.
Dando continuidade ao legado bolsonarista, o governo Lula-Alckmin já autorizou, em somente seis meses desse ano, 231 agrotóxicos, mantendo o mesmo ritmo que Bolsonaro.
Frente à dimensão que vem tomando a denúncia que a Juventude Faísca fez contra Barroso no CONUNE, que repudiou seus ataques à enfermagem e sua participação no golpe institucional de 2016, a Força Sindical se apressou em emitir uma nota de solidariedade ao ministro do STF. Nenhuma (...)
Com uma enorme faixa de denúncia e entoando músicas em apoio às enfermeiras, a Juventude Faísca Revolucionária conseguiu mobilizar uma verdadeira onda de protestos e vaias contra Barroso e o STF.
Em sessão realizada na noite desta terça-feira, 30, deputados do PSB, PV, PDT, MDB, PSB e União Brasil votaram favoráveis ao Marco Temporal, um ataque sem precedentes aos povos indígenas e meio ambiente.
Reproduzimos aqui entrevista concedida ao Esquerda Diário por Larissa Alves, professora estadual categoria O em Ribeirão Pires, na EE Profa. Leico Akaishi. A professora teve seu contrato rescindido após denunciar a truculenta abordagem da GCM a um de seus alunos na saída da escola e indagar sobre a (...)
Juízes com Alexandre de Moraes e Barroso foram contra retirar parte do privilégio dos militares quando cometem crimes civis.