@letparks
do Quilombo Vermelho
Publicamos a apresentação para a edição em português do livro "Mulheres, revolução e socialismo", lançado simultaneamente na Argentina, Estado Espanhol, México, Chile, Bolívia, Uruguai e Brasil. Um livro com escritos de Karl Marx, Friedrich Engels, Eleonor Marx, Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo, Alexandra (...)
Entrou em pré-estreia o documentário musical Môa, Raiz Afro Mãe, produzido pela Kana Filmes, que canta e conta a trajetória do Mestre Môa do Katendê, assassinado em meio à turbulência eleitoral de 2018 por um apoiador de Bolsonaro e a poucos dias de completar 64 anos de idade. A notícia de seu (...)
Reproduzimos abaixo fala de Letícia Parks, professora e militante do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas, em lançamento da pré-candidatura a deputada estadual de Carolina Cacau, no Rio de Janeiro. O evento de conjunto será disponibilizado em breve no Esquerda (...)
Com a confirmação do assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, jornalista e indigenista que atuavam na Amazônia em defesa dos povos originários indígenas, se confirma como tragédia uma série de promessas e discursos de ódio de Jair Bolsonaro e dos militares que governam com ele. Em nome dos (...)
Medida Provisória é um dos poucos filmes nacionais de alto orçamento assinado por um diretor negro, o que em si já é uma enorme novidade em um país racista e cada vez mais marcado pelo peso da extrema direita de Bolsonaro, Mourão e cia, contra os quais o filme é uma forte crítica. Neste vídeo, Letícia (...)
Reproduzimos abaixo fala de Letícia Parks, co-autora do Prefácio do livro "Nós mulheres, o proletariado" e autora do artigo "Não somos escravas: rainhas quilombolas, guerreiras armadas e grevistas decididas – relatos de mulheres negras na luta por liberdade", em sua live de (...)
Neste mês de março, as Edições Iskra lançam o livro Nós mulheres, o proletariado, de Josefina Martínez, originalmente publicado em castelhano no Estado Espanhol, com o título No somos esclavas! O livro da historiadora e jornalista recupera os fios de resistência e das lutas pela emancipação das (...)
Em março, as Edições Iskra lançam o livro "Nós mulheres, o proletariado", da historiadora e jornalista Josefina Martínez. Um livro sobre greves femininas, cruzadas por gênero, classe e migrações na luta pela emancipação.
Certa vez ouvi uma entrevista feita por André Acier ao intelectual marxista Kevin Anderson, disponível no canal Ideias de Esquerda. Quando é perguntado sobre o que opina em relação aos que dizem que Marx era racista ou que sustentava um pensamento eurocêntrico, Anderson ri. A gargalhada que toma (...)
De todos os dados mais recentes dos efeitos da crise econômica e sanitária no povo trabalhador e pobre, sabemos que os piores números tem rosto de mulher e pele negra.
Neste 22º episódio do programa Falando em Marx, Let Parks fala sobre o filme e vida de Marighella: memória, balanço e debates estratégicos.
Na última quinta feira (30) ocorreu uma mesa Virtual chamada pela Editora Boitempo, no IV Salão do Livro Político, da qual Letícia Parks participou abrindo com uma crônica que trazemos para essa edição do Carcará. Ao final, veja vídeo de toda a (...)
Neste novo episódio do Falando em Marx, Letícia Parks visita dois poemas da obra de Mário de Andrade e comenta algumas ideias sobre Modernismo e suas teses de país, ressaltando o caráter crítico e contraditório desse importante poeta da literatura (...)
Esse programa do Falando em Marx é dedicado ao dia da mulher negra, latino-americana e caribenha, nós somos homenageadas no dia 25 de julho e esse dia é muito especial para o nosso continente, porque tem a ver com resgatar a história de luta contra a opressão racista e patriarcal numa região que (...)
Neste 25 de julho iniciamos entrevistas de Letícia Parks, do Esquerda Diário e militante antirracista, com mulheres que tem suas vidas marcadas pela luta por justiça. Muitas delas são mães, filhas, esposas, netas, avós, mulheres negras, como são a maioria das mulheres e da classe trabalhadora (...)
No último episódio do programa Falando em Marx, Letícia Parks fala sobre questão negra, capitalismo, arte e cinema.
Neste artigo vamos buscar desenvolver uma visão crítica sobre o desenvolvimento dos fenômenos da luta das mulheres e negros no Brasil após os últimos levantes internacionais para fazer um debate com as correntes que se reivindicam de esquerda e atuam nesses movimentos muitas vezes compondo suas (...)
Nessas notas sobre patriotismo, luta armada e estratégia revolucionária, buscamos resgatar alguns dos debates que se tornam fios de continuidade para forjar respostas à histórica crise econômica que vivemos - à esquerda e à direita.
Esse artigo é um capítulo do livro Mulheres Negras e Marxismo, nova publicação das Edições Iskra, que reúne uma série de ensaios e debates sobre o tema, e será lançado neste mês de março.