×

Erro de dados | Governo de SP informa que dados divulgados de casos de Covid-19 estão defasados

O número de casos que havia sido informado pelo estado referente ao período de 1° a 19 de janeiro é inferior ao número de casos ocorridos somente na capital paulista

sexta-feira 21 de janeiro de 2022 | Edição do dia

(Foto: Banco de imagens Energisa)

A Secretaria Estadual de Saúde admitiu nesta quinta-feira (20) que os dados de casos de Covid-19 estão defasados. Será marcada uma reunião técnica para rever os números.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, reconheceu em entrevista fornecida ao G1 que há problemas nos dados das estatísticas estaduais relacionados a Pandemia. O reconhecimento foi feito após o jornal revelar que o governo de São Paulo estava contabilizando menos casos novos de Covid-19 para todo o estado do que a prefeitura havia registrado apenas na cidade de São Paulo.

Entre os dias 1° e 19° de janeiro, só a cidade de São Paulo notificou 96.932 casos de Covid-19. Já o governo paulista notificou 67.413 casos em todo o estado no mesmo período, segundo tabela da Secretaria de Saúde, que utiliza os mesmos sistemas para a obtenção de dados que a prefeitura da capital.

De acordo com Lang, as discrepâncias de dados ocorreram por causa de uma mudança na base de dados da prefeitura de São Paulo, que teria levado a que os técnicos do estado não conseguissem visualizar uma parte dos casos inseridos pela prefeitura.

Na semana anterior, a pasta estadual relatou que a diferença nos dados acontecia porque a prefeitura não estava seguindo os critérios de classificação dos casos do Ministério da Saúde, situação contestada pela prefeitura de São Paulo.

Nesta quinta-feira, Lang informou outros possíveis motivos para o ocorrido: como a continuidade do impacto do apagão de dados no Ministério da Saúde, atrasos na inserção de dados por parte de outros municípios, e a hipótese de duplicidade de registros nas bases. Há meses o Ministério da Saúde vem sendo alvo de ataques hackers por negacionistas de extrema-direita bolsonaristas.

Ainda assim, é sintomático que o governo estadual, de João Doria, negligencie dados referentes ao combate da pandemia tendo em vista a alta de casos nas últimas semanas, em especial no estado de SP. A gestão tucana da pandemia levou o estado a bater recordes de casos e mortes desde o início. Apesar dos atritos com Bolsonaro, Dória e outros governadores também são responsáveis pela barbárie a que os brasileiros foram submetidos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias