×

Teoria | Vem aí o novo curso do Campus Virtual: Mulheres, Revolução e Socialismo

A partir de 11 de março o Esquerda Diário convida todes a participar do curso online e gratuito Mulheres, Revolução e Socialismo, que tem como bibliografia o livro de mesmo nome lançado pelas Edições Iskra.

sábado 9 de março | Edição do dia

A partir do dia 11 de março chamamos todes a ser parte do curso virtual e gratuito Mulheres, Revolução e Socialismo, que terá como principal bibliografia o livro homônimo lançado pelas Edições Iskra em 2023.

A partir de escritos de Karl Marx, Friedrich Engels, Eleanor Marx, Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo, Alexandra Kollontai, Inessa Armand, Vladimir Lênin e Leon Trótski, vamos abranger uma longa tradição internacionalista e revolucionária pela emancipação da mulher, abordar os grandes acontecimentos da luta de classes – desde a Primavera dos Povos e a Comuna de Paris até eventos que marcaram a história do século XX, como a Revolução Russa, onde essas grandes revolucionárias e revolucionários participaram ativamente da luta pela emancipação da mulher a partir de uma perspectiva socialista, deixando uma obra que continua com toda força sendo referência nos debates sobre classe e gênero e propõe caminhos para acabar com o capitalismo patriarcal, socializar o trabalho doméstico e acabar com a exploração e todas as opressões, lutando por um mundo livre de qualquer amarra, lutando pelo comunismo.

Para revolucionar o mundo e transformar a vida, aflorar as capacidades criativas da educação e da cultura e construir novas relações entre as pessoas. Se o capitalismo só tem a oferecer miséria, precariedade, guerras, crise climática e violência contra as mulheres, essas elaborações podem ser uma fonte de inspiração para quem busca uma alternativa, buscando ligar as múltiplas batalhas cotidianas pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora, que inclui milhões de mulheres, com a luta contra o capitalismo e por uma nova sociedade.

Serão aulas que buscam apresentar as contribuições dos principais revolucionários do século XX para fortalecer a perspectiva do feminismo socialista em debate com as diversas vertentes do feminismo atualmente. Um curso para ser uma arma frente aos desafios atuais de construir um feminismo da classe trabalhadora, da diversidade, antirracista e anti-imperialista.

Calendário das aulas:

Aula 1 - 11 de março às 19h
Introdução: Trabalhadoras do Mundo, unidas - A batalha de Marx e Engels na luta contra a opressão às mulheres

por Natália Angyalossy

Aula 2 - 18 de março às 19h
Mulheres e Socialismo no início do século XX: organização para revolucionar o mundo

por Flávia Telles

Aula 3 - 25 de março às 19h
A maior experiência de emancipação feminina: lições da Revolução Russa

por Virgínia Guitzel

Aula 4 - 01 de abril às 19h
100 anos sem Lênin: a importância do seu legado revolucionário para a luta das mulheres

por Odete Assis

Se inscreva no Campus Virtual para ter acesso à bibliografia e acompanhe pelo YouTube do Esquerda Diário!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias