×

Em defesa da educação | Paralisação dos professores de SP nesta sexta mostra força da categoria. É preciso seguir a mobilização pela base!

Nesta sexta (26) uma forte paralisação da categoria de professores de São Paulo mostrou a força da categoria. É preciso seguir a mobilização pela base em cada escola, com cada professora e professor tomando em suas mãos essa luta. Exigimos uma nova assembleia para seguir nossa luta contra Tarcísio!

sexta-feira 26 de abril | Edição do dia

O governo de São Paulo, encabeçado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem impondo uma série de ataques contra a educação. A categoria O vive uma enorme precarização, chegando a ficar sem salário há alguns meses atrás, após demissões em massa. A grande paralisação da categoria nesta sexta demonstra que um enorme potencial para erguer essa força e barrar os ataques do governo, em defesa da educação.

Recentemente o governo vem impondo a plataformização e anunciou a utilização do ChatGPT para substituir e demitir professores, e certamente os primeiros a serem penalizados com isso serão os setores mais precários e mais mobilizados da categoria.

Tais ataques vem junto a uma política privatista, que no ano passado foi enfrentada pelos metroviários e outras categorias que entraram em luta contra os planos do governo. É fundamental que professoras e professores entrem em cena agora em defesa da educação, se somando à luta em curso nas instituições federais de ensino, onde os técnicos administrativos estão em greve desde o mês passado devido à proposta de reajuste zero do governo Lula-Alckmin, imposta pelo Arcabouço Fiscal, que também impacta a educação nos níveis estaduais e municipais porque da aval aos governos para imporem arrocho e precarização. Nas últimas semanas a adesão de estudantes e professores de algumas instituições fortaleceu essa batalha.

Em todo o país, a luta em defesa da educação precisa ser uma só. É preciso unidade e coordenação das lutas, construindo em cada escola nossa greve para enfrentar Tarcísio, combatendo também o Arcabouço Fiscal, apesar do freio que tenta impor a burocracia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias