×

EX-DEPUTADO DO PTS/FIT NO NORDESTE | Christian Castillo participa da mesa de abertura do EPMARX na Paraíba

Mais de 100 pessoas participaram da mesa

quinta-feira 19 de novembro de 2015 | 08:40

Nesta quarta, dia 18, se iniciou o VII Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisas Marxistas (EPMARX) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reunindo estudantes, professores, militantes e pesquisadores marxistas, na perspectiva dentro de fortalecer nesse campo teórico uma visão ofensiva do marxismo vinculado a práxis da luta de classes. Pela tarde ocorreram diversos minicursos relacionados a teoria marxista e pela noite ocorreu a abertura do evento onde, além de uma saudação institucional realizada pelo professor José Maria de Jesus Izquierdo Villota, contou as do movimento estudantil e a do sindicato dos docentes (ADUFCG), nas quais foi ressaltada a importância do evento em buscar unir a teoria e a militância, ainda mais conjuntura de ataques a educação e a classe trabalhadora e de importantes lutas.

A primeira mesa de debate intitulada "Balanço dos governos latino americanos - : fim de ciclo?" , foi composta pelo ex-deputado argentino do Partido de Trabalhadores Socialistas (PTS) na Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT) Christian Castillo, junto a doutoranda em ciências sociais da UFCG e militante do Partido Operário Revolucionário (POR) Soraia de Carvalho e contou com a mediação do professor de Ciência Política Gonzalo Rojas da mesma universidade.

Entre os diversos temas abordados pela fala, Christian Castillo podemos destacar o fim do ciclo de crescimento econômico, que fora sustentado pela alta dos preços das matérias primas na América Latina, e a impossibilidade dos governos denominados populistas, centro-esquerdistas ou posneoliberais, manterem suas concessões no mesmo ritmo, assim com os programas sociais implementados. Remarcou que há uma intensificação da repressão aos movimentos sociais e da criminalização aos setores mais pobres, que fica evidente no discurso de guerra ao narcotráfico, setor intimamente ligado aos governos e às polícias. Castillo colocou que não estamos num momento de colapso catastrófico destes governos, mas de transição, em que as burguesias começam fazer seus ajustes, mas que em resposta há movimentos de resistência. Também contou algumas experiências da Frente de Izquierda de los Trabajadores (FIT) na Argentina, que será melhor desenvolvida no debate deste sábado, também com Christian Castillo, às 9 e 30 h da manhã nesta mesma universidade no auditório do sindicato dos docentes ADUFCG.
Christian Castillo ressaltou que é necessário superar a estratégia do "mal menor", levantada por diversos setores da esquerda, pois dentro do capitalismo não é possível a emancipação das mulheres, da juventude, campesinos, negrxs e todos os outros setores oprimidos. Não se faz socialismo sem destruir o Estado burguês e com uma luta independente dos trabalhadores das classes dominantes, dos governos e om um programa anticapitalista, anti-imperialista, destacando o papel dos trabalhadores em aliança com os setores oprimidos. Destacou-se a fala de Christian Castillo sobre a importância da iniciativa da rede de jornais internacionais o Esquerda Diário, em plena expansão na América latina, EUA e Europa.

Soraia de Carvalho do POR abordou em sua fala temas como a formação econômico social e política da América Latina, trazendo principalmente elementos da Bolívia do período em que se constituiu o POR boliviano destacando sua importância e apresentou críticas ao governo Evo Morales.

Em seguida ocorreram intervenções de professores, estudantes, pesquisadores e uma trabalhadora da UFCG, abordando temas como: as crise políticas na América Latina, a precarização do trabalho, o papel das burguesias nacionais, sua força na América Latina e a relação com o imperialismo em países semi-coloniais, a luta dos movimentos sociais, as manifestações conservadoras no Brasil, a reestruturação produtiva, assim como a luta contra a terceirização e pela efetivação sem concurso público, entre outros. O debate foi fechado com algumas considerações estratégicas de Christian Castillo que continuarão sendo desenvolvidas a o longo do evento em diferentes atividades e na sua palestra do dia sábado.

Christian Castillo também foi entrevistado pelo programa de rádio "educação cultura e sociedade" da ADUFCG pelo jornalista Fred Oliveira




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias