×

CONVITE | Esquerda Diário convida os dirigentes e a militância do PSOL e PSTU para encontro com Nicolas Del Caño

Neste sábado dia 28 ocorrerá um evento no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o Encontro “Lições da Esqueda Argentina” com presença do ex-candidato à presidência daquele país Nicolás del Caño.

sexta-feira 27 de novembro de 2015 | 12:01

Neste sábado dia 28 ocorrerá um evento no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o Encontro “Lições da Esqueda Argentina” com presença do ex-candidato à presidência daquele país Nicolás del Caño. O jovem trotskista militante do PTS, organização irmã do MRT foi candidato pela Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT na sigla em Espanhol) venceu Jorge Altamira do Partido Obrero (histórica figura da esquerda argentina) nas eleições internas da Frente de Esquerda e nas eleições gerais, obteve 3,3% dos votos com um programa classista e anticapitalista.

No segundo turno entre uma alternativa que, tal como no Brasil se colocava como “mal menor” e uma “direita neoliberal clássica”, a FIT não hesitou um chamar o voto nulo e militar por ele como parte de uma batalha pela independência de classe, mostrando tal como ficou evidente em nosso país que os dois blocos em disputa queriam e se preparavam a um ajuste contra a classe trabalhadora.

Muito mais que o resultado eleitoral alcançado queremos neste encontro debatermos como a esquerda argentina conseguiu combinar um importante enraizamento em setores de vanguarda da classe operária e ao mesmo tempo uma importante projeção eleitoral, instalando-se como uma voz de independência de classe no cenário político nacional.

Entendemos que essa rica experiência que pode ajudar muito a pensarmos que tipo de esquerda precisamos desenvolver no Brasil, nosso país, como toda sua importância regional e onde tanto a crise econômica como a crise política golpeiam mais fortemente que em todo o restante da América do Sul. A agudez da crise no país coloca ainda maiores desafios à esquerda e a experiência de nosso país vizinho pode contribuir muito em nossas reflexões e militância.

Marcelo Pablito, dirigente do MRT, afirmou “Convidamos os dirigentes e a militância do PSOL e do PSTU compartilhar conosco essa rica experiência de intercâmbio internacionalista”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias