×

Crise climática no RS | Após dezenas de protestos, Porto Alegre terá nova semana de luta contra privatização da CEEE

Com regiões há 5 dias sem energia elétrica e uma onda de protestos com bloqueios de ruas nos bairros atingidos, na capital gaúcha o clima é de grande repúdio à Equatorial Energia, grupo que ganhou de Eduardo Leite (PSDB) a CEEE por 100 mil reais. É preciso fortalecer e unificar as manifestações para impor a reestatização e a indenização de todos os atingidos com os lucros milionários da Equatorial!

domingo 21 de janeiro | Edição do dia
Foto: André Ávila / Agencia RBS

A estimativa é que ultrapasse 50 o número de protestos nos bairros atingidos por toda a cidade de Porto Alegre, além dos que ocorrem em outras cidades gaúchas atingidas pelo temporal da última terça-feira (16). Já se passaram 5 dias e ainda há 64 mil casas e locais de trabalho sem energia elétrica no estado.

O prefeito Melo (MDB) e o governador Eduardo Leite (PSDB), que patrolam o Rio Grande do Sul e Porto Alegre com uma ofensiva neoliberal, são cúmplices dessa catástrofe capitalista que, além do desabastecimento de serviços essenciais e das perdas materiais, já conta com mortes de trabalhadores da Equatorial, vítimas da precarização do trabalho, e outras 2 pessoas (uma delas um motoboy de 29 anos durante uma entrega) após a última tempestade. Só no segundo trimestre do ano passado, a Equatorial lucrou R$227 milhões em cima das costas de seus trabalhadores e do povo gaúcho, lucro que agora deveria servir de indenização à população trabalhadora atingida.

Leia também: Enquanto população de Porto Alegre está há 5 dias sem água e luz, mídia burguesa passa pano para privatização da CEEE

Devemos lutar pela reestatização da CEEE sob controle dos trabalhadores e gestão popular, pela imediata contratação emergencial de funcionários prioritariamente oriundos dos bairros afetados, agilizando a elaboração de um plano de emergência que garanta reestabelecimento de água e energia o mais rápido possível, com o estado fornecendo os materiais necessários para isso.

Desde o Esquerda Diário e o MRT, nos somamos ao chamado aos atos marcados para a próxima semana, entretanto acreditamos que na quarta-feira deveria se optar pela unidade às 18h, visto que ambos os chamados tratam da mesma pauta e há uma convocação nacional para atos em frente às embaixadas argentinas neste mesmo dia, às 13h, em solidariedade à greve geral contra os ataques do governo de extrema-direita de Javier Milei.

Confira abaixo os atos convocados para esta semana:

  • Segunda-feira (22): DCE UFRGS convoca para as 17h no Largo Glênio Peres.
  • Quarta-feira (24): CSP-Conlutas e outras organizações convocam para 12h na Esquina Democrática.
  • Quarta-feira (24): Organizações convocam para 18h no Palácio do Piratini.



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias