×

Perseguição aos lutadores | Camponês do MST é assassinado em Pernambuco

O agricultor Josimar da Silva Pereira foi assassinado na manhã de domingo em Vitória de Santo Antão, num caso claro de perseguição política.

quarta-feira 8 de novembro de 2023 | Edição do dia

Eram 4h30 da manhã do último domingo, quando o agricultor Josimar da Silva Pereira saiu para trabalhar no plantio de arroz no Acampamento Francisco de Assis, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. No entanto, antes de chegar ao seu destino, Josimar foi friamente assassinado com tiros pelas costas.

O acampamento onde trabalhava é ocupado pelo MST há 29 anos, quando então pertencia à Usina JB, da família Beltrão, que o deixava improdutivo. Após a ocupação que deu produtividade à terra, os camponeses já sofreram diversas ameaças, desde pistoleiros armados até mesmo drones jogando veneno. Nos dias anteriores ao assassinato, houve também um incêndio criminoso. Apesar disso, esses casos permaneceram impunes. E, o próprio assassinato de Josimar ainda segue sem nenhuma explicação. Isso só reforça que precisamos de uma investigação independente da polícia e do Estado!

Isso tudo ocorre no momento onde o governo Lula-Alckmin vem cada vez mais se aproximando da bancada ruralista e do Centrão, rifando os camponeses pobres e trabalhadores rurais. Prova disso é que o orçamento destinado às políticas de assentamento é o menor de todas as gestões petistas, sendo similar ao que o governo de extrema direita de Bolsonaro em 2020. Ao mesmo tempo, vemos o Minsitro da Agricultura Carlos Fávaro condenar as ocupações de Terra, enquanto nada se ouve do governo sobre a morte de Josimar. Por isso, a luta pela reforma agrária tem de se dar de forma independente do governo!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias