×

Mobilização | Em Brasília, centenas de manifestantes no ato por justiça a Moïse

Cerca de 200 pessoas se reuniram em Brasília no Palácio do Itamaraty pra exigir justiça a Moïse, jovem trabalhador congolês brutalmente assassinado por pedir seu salário. O ato contou com a presença de vários imigrantes, da comunidade congolesa, além de entidades do movimento negro, outros movimentos sociais e organizações de esquerda.

sábado 5 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

A mobilização, com imigrantes africanos na linha de frente, denunciou o que é ser imigrante no Brasil, a violência do racismo, e reivindicou os direitos da população imigrante. Eles denunciaram como o caso de Moïse não é um caso isolado, mas a realidade histórica (como a escravidão) e cotidiana dos imigrantes e do povo negra que o engloba.

O que exemplifica isso é que recentemente na cidade Samambaia, no entorno do Distrito Federal, um jovem chamado Gustavo foi assassinado por um general, a família do garoto também marcou presença no ato. Outro exemplo, foi o assassinato de 4 quilombolas na Chapada dos Veadeiros, fuzilados por 58 tiros da PM.

Combinado a isso, um aparato policial imenso frente ao ato.

Pode te interessar: Imigrantes, refugiados e a comunidade congolesa marcam presença nos atos por justiça a Moïse

Toda essa indignação contra a violência racista mostra a disposição de luta de amplos setores oprimidos e da classe trabalhadora, o que reforça a necessidade da centrais sindicais e dos movimentos estudantis impulsionar essa luta levando pra cada local de trabalho e estudo, tanto pra arregaçar justiça pra Moïse lutar contra o racismo, como pra batalharmos pela revogação da reforma trabalhista que também é a responsável por esses crimes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias