×

Meio Ambiente | Em meio ao teatro da COP28, Brasil ingressa na Opep+ reafirmando exploração de combustíveis fósseis

Em meio a COP28, que aconteceu nos Emirados Árabes Unidos sob a presidência do Sultan Al Jaber, um dos maiores negacionistas dos danos ambientais, com países imperialistas apresentando nova proposta de transição energética enquanto assumem o descumprimento dos acordos firmados na COP27, Brasil se alia a grupo pró combustíveis fósseis.

sexta-feira 8 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Brasil agora faz parte da Organização dos Países Exploradores de Petróleo e Aliados (Opep+), organização que define as políticas para a produção e circulação de petróleo pelo mundo, composta por 13 países como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

Sob o discurso de “convencer os países a abandonar a produção de petróleo”, a entrada do Brasil na Apeop+ na verdade demonstra como o governo Lula-Alckmin vai seguir representando os interesses dos grandes capitalistas, agora se aliando ao grupo de maiores exploradores de combustíveis fosseis do mundo.

Escancarando sua demagogia verde, o governo Lula foi totalmente na contramão do que anunciou no início da COP 28. Essa política segue a posição do país, quando levou ao Pavilhão Brasil, espaço onde o Brasil apresenta sua agenda climática, empresas como Vale e Braskem. A primeira, responsável pela maior tragédia ambiental e social do país, em Mariana e Brumadinho. E Braskem, que por sua sede de lucro, deixa diversos bairros em risco de afundamento do solo devido à extração de sal-gema em Maceió.

Mais uma vez vemos o governo Lula fazendo demagogia sobre o tema ambiental enquanto garante os interesses dos capitalistas que lucra com a devastação ambiental. A luta contra a crise climática passa por uma resposta operária, com a estatização das empresas responsáveis pelos desastres climáticos, com a classe trabalhadora confiando nas suas próprias forças, aliada aos povos originários e setores oprimidos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias