×

PROGRAMA OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA | Gilson Dantas e Ricardo Castro debaterão Leon Trótski na TV na próxima terça

Na segunda parte de “75 anos da morte de Leon Trotsky e a lata de lixo da história”, programa do Observatório de Imprensa, exibido pela TV Brasil, na próxima terça-feira estarão presentes para debate ao vivo, Gilson Dantas e Ricardo Castro.

sexta-feira 14 de agosto de 2015 | 23:44

Como segunda parte do programa “75 anos da morte de Leon Trótsky e a lata de lixo da história” que visa resgatar as ideias do revolucionário russo, exibido pelo Observatório de Imprensa, programa semanal da TV Brasil, na próxima terça-feira estarão presentes no programa para o debate ao vivo Gilson Dantas, doutor em sociologia, médico e parte da equipe do Esquerda Diário e Ricardo Castro, professor e historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Apresentado por Alberto Dines, o programa exibirá, além dos debatedores ao vivo, uma série de inserções com outros intelectuais, entre os quais estarão Esteban Volkov (o neto de Leon Trótsky), Milton Temer, Isabel Loureiro, Osvaldo Coggiola, Luiz Renato Martins, Marco Aurélio Garcia, Daniel Aarão Reis, Sillio Bocccanera, entre outros.

A apresentação do programa faz a seguinte descrição: Foi um assassinato. Mas foi, sobretudo, uma tragédia política que marcou profundamente o século passado e deixou feridas ainda não cicatrizadas.

No dia 21 de agosto completam-se 75 anos do atentado que tirou a vida de Leon Trótsky, uma das mais fascinantes figuras surgidas antes, durante e depois da revolução que acabou com o império russo e criou o primeiro país comunista, a União Soviética, desaparecida aos 74 anos.

O Nobel de literatura, Romain Rolland, ao terminar uma peça teatral sobre Robespierre, escreveu a um amigo: “É simplista acreditar que a revolução francesa foi demolida pelos seus inimigos – ela foi destruída por dentro, por revolucionários autênticos”.

Preferido por Vladimir Lênin para sucedê-lo, Trótsky foi perseguido de forma implacável por Joseph Stálin. Além do despeito pela preterição, o ex-seminarista Stálin não suportava o brilho intelectual do jornalista, orador e criador do Exército Vermelho. Mas as diferenças táticas e ideológicas pesaram muito.

Após o programa, o Esquerda Diário trará novas matérias destacando os debates principais que serão feitos.

QUANDO: 18 de agosto, próxima terça-feira. Horário: 20 horas. Reprise: meia noite e meia.

CANAL: TV Brasil.


Temas

Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias