×

Palestina | Governo Leite mantém parcerias com empresa de Israel que massacra os palestinos em Gaza

Parceria foi firmada em 2019 com a empresa AEL, controlada pela israelense Elbit System, uma empresa de industria bélica responsável de fabricar tanques e drones militares que são utilizados há décadas para matar o povo palestino.

quinta-feira 16 de novembro de 2023 | Edição do dia

Há mais de um mês o mundo todo tem visto o brutal massacre que o Estado sionista de Israel vem cometendo contra o Povo palestino na região da Faixa de Gaza. Já são mais de 11 mil mortes, entre elas, mais de 4 mil crianças, causadas pelo constante bombardeio que estão fazendo na região. Toda essa atrocidade vem sendo apoiada pela mídia burguesa internacional, e financiada diretamente pelo o imperialismo norte americano e europeu que sustenta esse estado policial na região. Mas para além dos grandes imperialistas, outros governos e instituições pelo o mundo afora auxiliam no massacre do povo palestino de outras formas. Entre eles está o governo de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul e sua ligação com empresas israelenses.

Ainda em seu primeiro ano de mandato, em 2019, o governo Leite, através de uma comitiva gaúcha, assinou na cidade de Haifa, no Estado de Israel, um memorando de entendimento com a empresa AEL Sistemas, cujo objetivo era incrementar e ampliar parcerias científicas e desenvolvimento tecnológico com as instituições de pesquisa do Estado. A AEL é uma empresa que tem sede há anos em Porto Alegre, e é controlada pela empresa israelense, Elbit Systems, uma empresa que, supostamente, têm interesses e o foco em projetos aeroespaciais com essa parceria.

Na verdade, a Elbit System é uma enorme indústria bélica do Estado de Israel, responsável pela criação de tecnologia militar, como tanques de guerra, drones que são utilizados para o lançamento de mísseis em território palestino. Além de ter ajudado a financiar a construção do muro que cerca a Faixa de Gaza, corroborando para a política de Apartheid que o sionismo faz com os palestinos. Em outras palavras, essa parceria que o estado do Rio Grande do Sul está fazendo com essa empresa está auxiliando a desenvolver mais tecnologia que será utilizada contra os palestinos.

Essa parceria não é apenas fomentada pelo o governo Leite, mas entre várias outras instituições públicas no Brasil que fazem parceria semelhante com essa empresa. Como a própria UFRGS, que mantém acordos e relações desde 2013. Onde o atual reitor, o interventor bolsonarista Carlos Bulhões, na época foi responsável de levar a frente este acordo. Naquele momento, o então governo do estado de Tarso Genro, do PT, foi responsável em articular entre a universidade e a empresa esses acordos.

Assim como Leite, o governo federal de Lula-Alckmin também segue no auxílio aos sionistas com as inúmeras relações diplomáticas, econômicas e militares que o Brasil mantém com Israel. Além da AEL, a Elbit é dona de outras duas grandes empresas de armas no Brasil, onde fabricam armas que são utilizadas nas favelas pelas a polícia para massacrar o povo negro. As mesmas armar que Israel utiliza para massacrar os palestinos, são as mesmas usadas para matar os trabalhadores negros no Brasil.

Essa atrocidade tem que ser repudiada, o massacre precisa acabar e todo o apoio que o Estado Israel recebe tem que ser suspenso. É preciso levar a frente uma luta anti-imperialista que responda de maneira independente a esta barbárie. O governo do Estado do RS deve romper imediatamente todos os convênios e relações com empresas israelenses que massacram o povo palestino. Que as grandes centrais sindicais, como a CUT e a CTB, assim como a UNE, mobilizem a luta para exigir a condenação do estado de Israel aos crimes de guerra e os crimes contra os direitos humanos. Que o governo Lula rompa todas as relações com Israel e com todas as empresas israelenses que são ativas no genocidio e ainda lucram com isso.

É necessário enfrentar o estado de Israel e lutar por uma Palestina operária e socialista!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias