×

Violência de Gênero | Justiça por Catharina: estudante é baleada ao tentar escapar de tentativa de estupro por PM em Belém

No domingo (3), no bairro do Guamá, em Belém, uma jovem de 24 anos foi baleada por um sargento da Polícia Militar do Pará após ter reagido à uma tentativa de estupro. Mais um caso brutal escancarando a violência que o sistema capitalista nos submete e nos violenta cotidianamente, pela qual o Estado é responsável e contra a qual precisamos lutar por justiça!

sexta-feira 8 de setembro de 2023 | Edição do dia

No domingo (3), no bairro do Guamá, em Belém, uma jovem de 24 anos foi baleada por um sargento da Polícia Militar após ter reagido à uma tentativa de estupro. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o PM observa a vítima no ponto de ônibus e faz gestos obcenos. Em seguida, tenta arrastar a estudante, que entra em luta corporal com ele e, para tentar se defender, desfere um golpe de canivete no policial, momento em que ele saca a arma e atira.

A jovem, Catharina Kethellen da Silva Palmerin, estudante de enfermagem, foi atingida na região do abdômen e encaminhada ao pronto socorro municipal do bairro, onde ficou internada até esta terça-feira (5). Segundo familiares, a jovem continua com a bala alojada no abdômen, perdeu parte do intestino e teve danos na bexiga.

O policial, identificado como Arthur Santos Júnior, foi preso pelo crime de tentativa de homicídio, alegando que teria atirado porque a jovem estudante tentou assalta-lo. As imagens que circulam nas redes sociais dizem o contrário. Familiares da jovem dizem que o PM apresentava sintomas de embriaguez.

O crime está sendo investigado pela Divisão de Crimes Funcionais (Decrif). O Tribunal de Justiça do Pará converteu a prisão em flagrante do PM em preventiva. Em nota, a Polícia Militar lamentou o ocorrido, disse que o policial continua hospitalizado e afirmou que um inquérito policial militar foi instaurado para apurar o fato no âmbito institucional e o sargento permanecerá afastado das atividades.

Este não é um caso isolado. O aumento dos casos de abuso sexual resulta da combinação do crescimento da extrema direita e seu discurso de ódio às mulheres e a manutenção das posições das altas cúpulas das igrejas no Estado que praguejam a ideia da mulher "bela, recatada e do lar", com o desmonte das casas de abrigo e falta de recursos para o combate à violência de gênero. Inclusive o governo de frente ampla do Lula/Alckmin, longe de defender a separação da igreja do Estado, concedeu isenções milionárias para os que lucram com a fé do povo, enquanto atacam direitos elementares como o aborto e a educação sexual nas escolas.

A única saída para combater o machismo que se expressa estruturalmente passa pela luta feminista socialista contra o patriarcado e todo este sistema!

Os familiares de Catharina e movimentos sociais de luta em defesa dos direitos humanos e das mulheres têm organizado manifestações em Belém em solidariedade à vítima e pedindo a condenação definitiva e expulsão do sargento da corporação. O próximo ato ocorre na sexta-feira (8), na Usina da Paz do Guamá, a partir das 16h.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias