×

Não é Natural, é Capitalismo | Mais um dia de chuvas, mortes e destruição no Grande Recife

Além do caos, também foram registrado o desmoronamento de um prédio no Janga, ocasionando mortes dos moradores.

sexta-feira 7 de julho de 2023 | Edição do dia

Uma cena conhecida dos recifenses. Mais um dia de chuva e a cidade fica paralisada. A falta de estrutura nos é crônica e perpassa diversos governos e atinge diretamente os trabalhadores e os mais pobres. Mesmo com a forte chuva, os trabalhadores não foram liberados, tendo que se arriscar nas ruas. A única medida dos governos e prefeitura é meramente fazer alertas e pedir para a população ficar em casa - enquanto permite que os empresários obriguem aos trabalhadores a irem trabalhar.

Além disso, um prédio desabou no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana e até agora já são 3 mortos e inúmeras famílias que perderam tudo. O caso é similar com o que ocorreu no fim de abril em Olinda. O prefeito, Yves Ribeiro, se "solidarizou" com as vítimas, mas ao mesmo tempo emitiu nota dizendo que o imóvel estava interditado por risco de desabamento. No entanto, esqueceu apenas de comentar que as famílias não receberam nenhuma indenização e simplesmente não tinham para onde ir.

Portanto, o que vai ficando claro é que as tragédias não são naturais e sim, produto do capitalismo. Por isso, nós do Esquerda Diário nos solidarizamos com as famílias. Mas achamos que só a solidariedade não basta. É preciso mais que isso, é preciso uma reforma urbana radical, expropriando os imóveis e terrenos vazios, assim como um plano de obras públicas, feito pelos trabalhadores e controlado pela população, que possa garantir a infraestrutura necessária para a cidade enfrentar a chuva.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias