×

Pernambuco | Mortes pela polícia sobem durante o governo da direitista Raquel Lyra

Últimos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revela o aumento chocante das mortes de jovens negros em decorrência de abordagens policiais em Pernambuco, registrando um crescimento de 20% nos primeiros dez meses de 2023. Esses dados são uma manifestação escancarada do racismo e de como o programa “Juntos pela Segurança”, carro chefe do governo de Raquel Lyra (PSDB), está a serviço de reprimir e arrancar a vida da juventude negra.

sábado 2 de dezembro de 2023 | Edição do dia

A Secretaria de Defesa Social (SDS) relata um aumento de 5,45% nas mortes violentas intencionais de janeiro a outubro deste ano, totalizando 2.994 casos, em comparação com 2.839 no mesmo período de 2022. Nas mortes violentas intencionais (MVI) englobam os homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais. Nesse quadro, do período entre janeiro e outubro de 2023, registrou-se um total de 95 mortes em decorrência de intervenção policial, um crescimento de 20,25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 79 casos foram somados. Sendo que 60 do total das vítimas são jovens negros, com idades entre 18 e 29 anos.

Esses dados são prova da sanguinária missão que a “segurança pública” do governo de Raquel Lyra (PSDB) está cumprindo, com o programa “Juntos Pela Segurança” aprofundando o antigo “Pacto pela Vida” em dizimar a juventude negra do Estado de Pernambuco.

Por isso, é preciso inspirar-se na luta das mães que buscam justiça para seus filhos vítimas da polícia racista no Rio de Janeiro, tendo com exemplo o “9° Levante Antirracista das Mães de Manguinhos”, rechaçando o judiciário que atua com conivência com a violência policial que ceifa a vida da juventude negra. Além disso, devemos reivindicar do movimento estudantil que em cada Diretório e Centro Acadêmico, mobilize todos os estudantes para exigir justiça pelas vítimas do Estado e da sua polícia racista, que tira a vida e os sonhos de tantos jovens negros desse país, portanto, lutando também pelo fim das polícias.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias