×

Caos na saúde | “Não tem médico no posto de saúde" denuncia população do Jardim Esmeraldina em Campinas

O Esquerda Diário recebeu uma denúncia anônima de uma senhora moradora do Jardim Esmeraldina, em Campinas, sobre a situação do posto de saúde, que não tem nem mesmo médicos para atender a população. Denunciamos o descaso da prefeitura de Dário Saadi (Republicanos) e sua política privatista com os hospitais e centros de saúde enquanto a população sofre nas filas.

segunda-feira 15 de abril | Edição do dia

"Eu estou com uma forte alergia e tenho dores, mas na hora que precisamos do pronto socorro lá não tem médico, somente enfermeira para nos atender. E mesmo as enfermeiras são poucas, porque algumas se aposentaram e não colocaram novas trabalhadoras no lugar, eu peço encaminhamento e não vai. Eu estou desanimada já, vamos com um problema e voltamos com 10, estou desgostosa da vida já…O problema eu acho que não é o povo do posto de saúde, é a prefeitura mesmo que está precisando por mais médicos lá”.

Esse é um trecho da denúncia que o Esquerda Diário recebeu de uma moradora do Jardim Esmeraldina, em Campinas. Segundo ela, há um efetivo muito baixo de médicos no posto, o que faz com que a população não consiga ter um atendimento adequado. Além disso, também diz que as enfermeiras aposentaram e a prefeitura não repôs o quadro de trabalhadores, com isso também sobrecarrega o trabalho das enfermeiras que poderiam estar cumprindo outras funções.

Essa realidade nefasta, que deixa a população pobre adoecer nas filas dos hospitais em Campinas, é fruto direto das políticas que os governos vêm tendo, como mostra Dário Saadi que tem a privatização como uma regra para a saúde na cidade. O seu mandato já herdou diversas concessões para os empresários da saúde, como se vê no Hospital Ouro Verde, inclusive envolvendo um escândalo de corrupção.

Mas Dario ainda buscou aprofundar a venda dos serviços públicos de saúde e terceirizou em 2023 todo o pronto-socorro do hospital Mário Gatti, um dos principais da cidade, o que resultou em um cenário de maior precariedade para os trabalhadores e para a população, com notícias de filas e descasos que não saem das páginas dos jornais. Além disso, o Hospital de Clínicas da Unicamp acaba de suspender cirurgias para crianças por conta da superlotação de seus leitos.

Um cenário de caos, onde são os trabalhadores e os mais pobres que pagam com suas próprias vidas. Uma situação que também é fruto do governo de Tarcísio, do mesmo partido de Dário, que promoveu o congelamento do orçamento da saúde no início do ano, enquanto a dengue dispara em todo o estado de São Paulo e inclusive em Campinas.

É preciso enfrentar essa precarização da saúde que vemos de norte a sul do país, inclusive nos enfrentando com os cortes que o governo federal de Lula-Alckmin promoveu recentemente no programa Farmácia Popular, fruto da política de arcabouço fiscal. É preciso apontar o caminho da mobilização e defender um SUS 100% estatal, gerido pelos próprios trabalhadores da saúde e controlado pela população.

Envie sua denúncia para o Esquerda Diário, garantimos o anonimato: (11) 97750-9596




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias