×

CRISE SANITÁRIA | PSDB governa os dois estados com recordes de mortes em 24 horas

São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados que tiveram mais casos de mortes nas últimas 24 horas. Foram 679 e 501 mortes nos respectivos estados nesta terça-feira. Ambos são governados pelo PSDB. João Dória em São Paulo e Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, assim como Bolsonaro, são responsáveis pelas centenas de milhares de mortes por Covid-19.

quarta-feira 17 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Sergio Andrade/Governo de São Paulo

Nesta terça-feira, o Brasil bateu o recorde de morte por Covid-19 em 24 horas desde o ínicio da pandemia com 2.842 mortes.. Esse número assustador é fruto da política negacionista de Bolsonaro, que desde o início da pandemia priorizou o lucro dos capitalistas à vida dos trabalhadores. No entanto, além de Bolsonaro, os governadores também tiveram papel central para que estejamos na atual situação.

O PSDB, que durante a pandemia, principalmente na figura de Dória, tentou passar a imagem de opositor a Bolsonaro, governa os dois estados com mais mortes nas últimas 24 horas. Foram 679 mortes em São Paulo e 501 morte no Rio Grande do Sul. Mortes que são fruto de uma política assassina dos governadores tucanos.

A política de Dória em relação a pandemia foi sempre com o objetivo de garantir os lucros dos capitalistas e fazer política contra Bolsonaro. Por trás de toda demagogia de Dória, ele não garantiu leitos suficientes para a população em São Paulo e agora a ocupação dos leitos de UTI em São Paulo está em 90%. Ele não disponibilizou vacina para todos os trabalhadores da saúde, estabeleceu a volta as aulas presenciais no estado colocando os professores e alunos em risco e durante toda a pandemia não garantiu o mínimo de condições básicas para preservar a vida dos trabalhadores e da população mais pobre.

Eduardo Leite seguiu a mesma linha de Dória. Ele esperou o sistema de saúde praticamente colapsar para tomar medidas de restrição, não testou massivamente a população. A política de reabertura de Leite durante os dois primeiros meses do ano para beneficiar os grandes empresários da cidade, fez os trabalhadores se exporem ao vírus dentro do transporte público, nas filas dos ônibus e nos locais de trabalho.

Pode te interessar:5 medidas emergenciais contra o colapso hospitalar no Brasil

Nenhum governante nesse regime capitalista foi capaz de combater a pandemia de maneira eficaz. Não importa se é o presidente ou os governadores, todos administram a pandemia de acordo com os interesses dos capitalistas para que os patrões continuem lucrando durante a crise sanitária. Enquanto isso, milhares de trabalhadores são abandonados à própria sorte na maior crise sanitária em 100 anos.

Por isso podemos confiar somente na classe trabalhadora pra superar a crise sanitária. Somente a auto organização da classe que tudo produz é capaz de satisfazer as suas reais necessidades para superar a barbárie que o capitalismo impõe.

Leia mais:Uma nova Constituinte contra Bolsonaro e todo regime político responsável pelo caos sanitário e econômico




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias