×

PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO | Professores da E.E Dom Barreto em Campinas se posicionam contrários ao itinerário de formação técnica e profissional

Leia abaixo na íntegra a carta elaborada pelos professores da rede estadual em Campinas contra a imposição do itinerário de formação técnica e profissional na E. E. Dom Barreto:

quinta-feira 27 de julho de 2023 | Edição do dia

Nós, professores da E. E. Dom Barreto dizemos NÃO à proposta do itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio que está sendo colocada em nossa escola. Essa proposta vem sendo imposta pelo governo para aprofundar a reforma do ensino médio com o discurso de que vão formar os jovens para o mercado de trabalho, mas nós professores que todos os dias nos dedicamos à formação da juventude queremos dizer que o governo vende uma mentira aos estudantes. Esse projeto nos foi apresentado de forma incompleta, sem objetivos ou grade curricular, mostrando que querem passar ele a toque de caixa nesse momento de retorno das aulas, sem sabermos como funcionará na prática. Além disso, os projetos de formação técnica e profissional do estado, como é o novotec, estão longe de uma formação técnica profissional de qualidade para os estudantes, na verdade são cursos de curta duração e baixa qualidade que buscam adequar o ensino ao trabalho precário da juventude, aprofundando a privatização da educação, com disciplinas e projetos que podem ser ministrados por empresas e fundações privadas e com professores contratados sob regimes ainda mais precários, como pessoas jurídicas por exemplo, sem direitos.

Por tanto, nós que somos os mais preocupados com a formação integral desses estudantes, nos posicionamos contrários a esse itinerário e mais uma vez pela revogação integral do novo ensino médio.


Veja o vídeo de apoio dos conselheiros estaduais da Apeoesp pela oposição em Campinas e do Nossa Classe Educação que se colocam contra a imposição de Tarcísio e Feder do itinerário de formação técnica e profissional nas escolas e se somam aos professores da E.E. Dom Barreto na cidade que estão rechaçando esse projeto:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias