×

Tanto os enfermeiros como auxiliares e técnicos em enfermagem votaram aderir à paralisação nacional dia 28 e pela greve por tempo indeterminado a partir do dia 29!

segunda-feira 26 de junho de 2023 | Edição do dia

A enfermagem enfrenta duros obstáculos para garantir o piso. Quando se pensava que no dia 10/06 toda a categoria estaria feliz com seu dinheiro nas contas, no dia 16/06, Toffoli entra para barrar o piso da enfermagem com um discurso de evitar as demissões em massa. Ou seja, alegando que para garantir o piso no setor privado, deverá ser realizada uma “negociação coletiva”, supostamente para evitar o colapso econômico. Diante disso, a negociação com o patronal é o discurso dos juristas do STF, ignorando os altos lucros do setor.

Além do setor privado, o STF também impôs barreiras para o piso da enfermagem se concretizar no setor público. O julgamento estava para ser cessado junto com o voto em conjunto entre o ministro Luís Robertos Barroso, relator, e Gilmar Mendes. Ambos votaram em liberar o pagamento do teto, porém, colocaram algumas condicionantes que na prática barra o pagamento do piso da categoria, sob o argumento de economizar o gasto no setor público. Esse voto contraria todo o processo da lei, aqui colocar em pauta uma “Liberdade econômica dos empregadores de saúde” que não é partilhado com nenhum dos três ministros que votaram no julgamento.

Priorizando sempre as entidades privadas em que lucram em cima das horas exploradas da categoria, o piso enfrenta duras barreiras para se concretizar. No entanto, a enfermagem já decretou que não irá ceder a luta. Nesse sentido, no dia 21/06, ás 18:00, houve um assembleia com a categoria técnicos e auxiliares de enfermagem, (SATENPE), em que fora colocada na mesa quais rumos que devem ser tomados pelos profissionais. Nesse sentido, insatisfeitos com as negociações e paralisação pontuais que estavam ocorrendo, cerca de 100 (cem) pessoas que participavam da assembleia, a maioria optaram por aderir à paralisação do dia 28 e greve indeterminada a partir do dia 29, sem abaixar a cabeça. Pois, essa é a única opção para não ceder mais os acordos que estavam sendo feito pelo sindicato impondo sempre paralisações pontuais contrariando as opiniões dos membros.

No dia seguinte, 22/06/2023, teve assembleia dos enfermeiros (SEEPE) com a participação de mais de 130 profissionais da categoria. Nisso, a representante do sindicato já alegava que paralisação não seriam viáveis, uma vez que colocariam o sindicato em risco, sendo as paralisações pontuais seria a única saída. Nisso, a categoria insatisfeita com todas as negociações colocadas na mesa, se mostraram ao contrario e junto com os técnicos e auxiliares decretaram uma paralisação dia 28/06 e 29/06 greve por tempo indeterminado.

Apesar de todos os entraves que as burocracias de ambos os sindicatos estavam colocando na mesa para não aderirem a greve, e sim seguirem na negociação passiva confiando nos agentes imstitucionais, os trabalhadores mostraram sua disposição de luta para conquistar o piso. No entanto é necessário que superem essas direções burocráticas que só fragmental e desmobilizam a luta. Por isso, é necessário apoiar ativamente a greve da enfermagem em Pernambuco e no Brasil!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias