×

ARGENTINA | Ato em solidariedade à luta do povo de Jujuy

Na terça-feira, dia 27 de junho, ocorreu, em frente ao consulado da Argentina em São Paulo, um ato em solidariedade aos protestos que tomam as ruas das principais cidades da província de Jujuy.

quinta-feira 29 de junho de 2023 | Edição do dia

No extremo norte da Argentina, na região fronteiriça com a Bolívia e o Chile, se localiza a província de Jujuy onde há vários dias ocorrem protestos massivos de trabalhadores, comunidades indígenas e setores populares contra o governo de Gerardo Morales (eleito pela coalizão de direita "Juntos por el cambio", de Maurício Macri ex-presidente argentino).

O governo de Morales aprovou em tempo recorde uma reforma da Constituição da província de Jujuy, contando com os votos da direita argentina e também com os votos do bloco do peronismo através do Partido Judicialista [do presidente Alberto Fernández]. Entre os ataques estão a proibição de atos e manifestações de rua e o respaldo legal ao chamado código de contravenção, ferramenta utilizada para multar, aplicar sanções e perseguir todos que protestam nas ruas contra o governo ou simplesmente denunciam injustiças.

Para demonstrar solidariedade ao povo de Jujuy em luta, a CSP-Conlutas, junto às organizações de esquerda e partidos, PSTU, ART, SoB, POR, CST, Revolução Socialista e o MRT, convocaram um ato que correu em frente ao consulado da Argentina em São Paulo, na Avenida Paulista.

Veja aqui a intervenção de Fernanda Peluci, diretora do Sindicato dos Metroviários de São Paulo:

No ato foi lida uma saudação dos deputados do PTS Natalia Morales e Alejandro Vilca, que estão participando das lutas em Jujuy:

Saludamos y Agradecemos el acto de solidaridad internacionalista que están realizando en la Embajada Argentina en San Pablo.

Saudamos e agradecemos o ato de solidariedade internacionalista que está sendo realizado no consulado da Argentina em São Paulo.

Les escribo desde Purmamarca en la provincia de Jujuy, bien al norte de Argentina. En los cortes de ruta y los piquetes, junto a las comunidades indígenas, a los docentes y trabajadores municipales, junto a los mineros, que durante todos estos días protagonizaron una gran lucha contra el gobernador Gerardo Morales, hoy candidato de la derecha, quien reformando la constitución provincial quiere saquear las tierras ancestrales indígenas, seguir hambreando al pueblo trabajador y limitar el derecho a la protesta.

Escrevemos a vocês em Purmamarca na província de Jujuy que fica bem ao norte da Argentina. Estamos juntos às comunidades indígenas, com professores e trabalhadores municipais, junto aos mineiros, que durante todos esses dias protagonizaram uma grande luta, com fechamento de estradas e piquetes, contra o governador Gerardo Morales que hoje é candidato da direita e que quer reformar a constituição provincial tirando as terras ancestrais indígenas para seguir mantendo o povo trabalhador na fome e limitar o direito de protesto.

Durante los días de la Asamblea Constituyente, las y los convencionales del PTS-FITU nos basamos en el mandato popular de rechazo de la reforma, expresando las luchas en las calles. Fuimos informando, minuto a minuto, cada uno de los atropellos que preparaban. A su vez impulsábamos y participábamos de las movilizaciones en las calles, actuando como tribunos del pueblo, inspirados en el papel de los socialistas revolucionarios en los parlamentos.

Durante os dias de assembleia constituinte nós, parlamentares do PTS-FITU, apoiamos nosso mandato no rechaço popular à reforma, expressando as lutas que aconteciam nas ruas. Fomos informando, minuto a minuto, cada um dos ataques que preparavam. Fomos parte de impulsionar e participamos das mobilizações nas ruas atuando como tribunos do povo inspirados no papel dos socialistas revolucionários no parlamento.

Finalmente, el cerco mediático fue quebrado, y todo el país supo lo que estaba pasando. En Jujuy las luchas se unieron en las calles y enfrentaron una represión terrible desde el estado. El peronismo jujeño ha sido y es cómplice de todo el accionar de la derecha. El gobierno nacional también peronista, con sobrado cinismo solo denunció al gobernador de Jujuy, cuando las protestas no podían ocultarse.

Finalmente, o cerco midiático foi quebrado e todo país pode saber o que estava se passando. Em Jujuy, as lutas se uniram nas ruas e enfrentaram uma repressão terrível protagonizada pelo Estado. O peronismo em Jujuy foi e continua sendo cúmplice de todas as ações da direita. O governo nacional, que também é peronista, com bastante cinismo, só denunciou o governo de Jujuy quando os protestos já não podiam mais ser ignorados.

Si bien los presos ya fueron liberados, hay muchos procesados y heridos, además de denuncias por apremios ilegales. Por eso, esta solidaridad desde el pueblo hermano brasileño es muy importante, y se la haremos llegar a los jujeños que sigue en lucha.

Os presos já foram libertados, mas há muitos processados e feridos, além de denúncias de prisões ilegais. Por isso, essa solidariedade do povo irmão brasileiro é muito importante e faremos chegar a todos o povo de Jujuy que segue em luta.

Un gran abrazo y saludo de mi parte y de mis compañeros diputados y ahora candidatos del FITU en Argentina, Myriam Bregman, Nicolás del Caño.

Natalia Morales y Alejandro Vilca

Um forte abraço e saudações da nossa parte, Natália Morales e Alejandro Vilca e dos nossos companheiros deputados e agora candidatos da FITU na Argentina, Myriam Bregman Nicolás del Cano.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias