×

Agronegócio | Comunidades rurais são atingidas por veneno lançado por drones em Jaqueira, Pernambuco

Na última semana circularam imagens de drones lançando veneno com drones no município da Jaqueira. Moradores denunciam que esta não foi a primeira vez e que logo após terem tido contato com o veneno começaram a passar mal.

sábado 12 de novembro de 2022 | 20:22

Imagem: Daniel Bandeira Estima / Skydrones

Segundo as denúncias, os drones pertencem a empresa Agropecuária Mata Sul que lançou veneno em pelo menos 3 comunidades rurais, são elas o Barro Branco, Engenho Fervedouro e Várzea Velha.

Segundo Manoel, agricultor atingido pelo veneno:

Eu estava ajeitando a terra para plantar verdura. O drone passou jogando veneno por cima do sítio. Passou por cima da fonte de água. [O veneno] caiu em mim. Molhou os ombros. Quando cheguei em casa, já estava passando mal: com dor de cabeça, moleza no corpo. Fui para o hospital no dia seguinte e entrei no soro. Fiquei enjoado, dois dias sem querer comer, com uma dor de cabeça muito forte

Matheus, morador há 35 anos de uma das comunidades afetadas pelo agrotóxico, também denunciou esse ataque absurdo:

O drone passou várias vezes por cima da plantação de banana. Com três dias, já estava tudo estourado, morrendo. A renda que tinha era o sítio e acabou

Essas comunidades fazem parte do antigo engenho Frei Caneca, historicamente são regiões onde houve plantação e usina de açúcar. Hoje elas se encontram numa situação de conflito sobre a posse da terra que se iniciou em 2013 e se intensificou a partir de 2018.

Há suspeitas que o uso de drones com venenos sobre as plantações de famílias que sobrevivem da agricultura familiar estejam inseridas nesses conflitos. Há outras denúncias que essas famílias tenham recebido ameaças físicas para sair dessas terras que a Agropecuária Mata Sul tenta roubar das comunidades rurais.

Os moradores denunciaram além de maus físicos como dor de cabeça e náuseas, o estrago que o agrotóxico causou às plantações, perdendo colheitas e sem dinheiro para replantar novamente. Justamente em um estado totalmente atravessado pela insegurança alimentar que afeta também os trabalhadores rurais ruralistas e suas empresas atacam o direito dessas famílias à terra.

Repudiamos qualquer tipo de intimidação aos moradores de Pesqueira feitos pela empresa Agropecuária Mata Sul e defendemos uma reforma agrária radical e a expropriação da grande indústria alimentícia, para que essas famílias tenham o direito a terra e todos os trabalhadores e trabalhadores não passem por nenhuma situação de fome ou insegurança alimentar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias