×

ELEIÇÕES NA ARGENTINA | Del Caño estourou no Google

Com o Google Trends é possível ver quais são os temas mais buscados na Internet. Como foi para os candidatos às eleições argentinas durante o #ArgentinaDebate?

sexta-feira 9 de outubro de 2015 | 00:21

O Google Trends é uma ferramente pública oferecida pelo Google. Permite conhecer o nívleo de busca de uma determinado termo durante um período de tempo determinado, mostrando as variações nas buscas em valores relativos baseados em uma escala de 0 a 100, onde 100 representa o ponto mais alto em níveis de buscas realizadas em relação a um termo ou palavra-chave.

Ou seja, mede o interesse em um termo durante um determinado período. É uma ferramente intuitiva onde simplesmente se elegem alguns termos em uma margem de tempo, o termo mais buscado nessa margem de tempo se dá contagem 100 e o resto da escala se relaciona relativamente com essa pontuação.

Nesse caso se pode aproveitar para ver qual interesse houve durante o Debate argentino sobre cada um dos candidatos presidenciais.

Muito se escreveu sobre a possibilidade de prever resultado eleitorais utilizando o Google Trends, mas ainda assim, o Google não conta votos, mas quantidade de buscas em sua plataforma. Diferente do Twitter onde apenas os tópicos marcados ou as menções são parâmetros, o Google Trends é mais orgânico, porque reflete o que as pessoas buscam e não apenas o que os usuários do Twitter opinam.

Pode-se ver entrando no site e levando em consideração os principais candidatos como termos à popularidade relativa deste sábado, durante o debate argentino e as repercursões posteriores. Scioli é o termo que gerou mais buscas e seu momento de pico foi durante o debate provavelmente porque as pessoas buscavam saber porque não foi ao debate ou o que estava fazendo nesse momento.

Todos os candidatos a presidente tiveram um crescimento de buscas durante o debate. Entretanto o crescimento exponencial do interesse em Nicolás del Caño durante e apís sua participação no debate argentino acabo se destacando. As denúncias e afirmações de Del Caño impulsionaram o interesse em sua figura e ideias. Despertou o interesse proporcionalmente maior que o do resto dos candidatos. Meia hora depois de inciado o debate, as buscas de Del Caño se multiplicaram por 14 enquanto as buscas sobre Macri se multiplicaram por 2. Durante o pico do debate, às 22:30 se classificou como o segundo termo mais buscado de todos os candidatos. A proposta de Massa, de que as pessoas busquem na internete, parece ter dado resultados, buscaram o que disse Nicolás del Caño e descobriram que estava certo. As perguntas que incomodaram seus rivais e a firmeza de suas ideias colocaram o candidato presidencial da FIT no lugar destacado no principal mecanismo de busca da Internet.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias