×

Precarização | Dezenas de alunos passam mal após comer no RU da UFPE! Todes ao ato amanhã!

Vários estudantes denunciaram ter passado mal após comer no RU da UFPE na sexta-feira, algo que é recorrente. Nos somamos ao ato que está sendo articulado pelos estudantes das CEUs que ocorrerá amanhã (04.09) ao meio dia (12hrs). Chamamos também a que todes se somem também por uma campanha pela redução do preço do RU e que seja de qualidade sem trabalho precário.

domingo 3 de setembro de 2023 | Edição do dia

Após anos sem RU, sua reabertura trouxe grande decepção aos estudantes. Além do preço ser quase 5 reais, um dos mais caros do país, logo de cara surgiram vários problemas: filas imensas e comida ruim. Para piorar, são comuns casos de intoxicação alimentar. No entanto, na última sexta-feira, mais uma denúncia escandalosa: dezenas de estudantes passaram mal após comer a comida do RU.

A baixa qualidade do RU da UFPE está diretamente ligada ao fato de que o mesmo é gerido de forma tercerizada por uma empresa privada. Dessa forma, o grande objetivo do RU não é satisfazer as necessidades des estudantes, e sim encher os bolsos das empresas. A General Goods, que atualmente está a frente do RU, já teve outros casos similares, como a vez que vários alunos passaram mal no Cabo de Santo Agostinho após comer a comida da merenda oferecida pela empresa. Além disso, a mesma privatização que intoxica es estudantes, é responsável pela precarização do trabalho, empregando em sua mão-de-obra trabalhadores terceirizados que são o setor mais explorado da universidade.

A política de manter um RU terceirizado é decisão da reitoria, que escolhe manter trabalho precário e terceirizado, que utiliza da opressão racista para pagar salários baixos e com poucos direitos para uma maioria de mulheres e negros dentro de uma universidade que se supõe de excelência. Por isso nos da Faísca Revolucionária e do Pão e Rosas lutamos contra a terceirização. Defendemos que o RU seja parte dos serviços da universidade, sem precarização, com os trabalhadores sendo efetivados sem necessidade de concurso e com todos os direitos. Num país como o nosso, que chega a produzir alimentos para metade do planeta, achamos completamente realizável a redução drástica do preço do RU, rumo à gratuidade.

Frente a isso, nós da Faísca Revolucionária e Grupo de Mulheres e LGBTs Pão e Rosas nos somamos à convocatória ao ato de amanhã que está sendo articulado pelos estudantes das Casas Estudantis da UFPE, 12h no RU. Além disso, es estudantes também organizaram um formulário para identificar quem passou mal após comer no RU.

Além disso, convocamos todes a se somar na nossa campanha contra a terceirização, por um RU de qualidade, barato e sem trabalho precarizado, exigindo a efetivação de todes os terceirizados sem necessidade de concurso!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias