×

Discurso | Discurso a empresários: “O ditador tinha que ser eu" e outros absurdos ditos por Bolsonaro

"Estamos perdendo a nossa liberdade", "O ditador tinha que ser eu”, “Não tem filé mignon para todo o mundo” e outras groselhas ditas por Bolsonaro em discurso de 40 minutos a empresários e executivos no dia de hoje.

sexta-feira 26 de agosto de 2022 | Edição do dia

"Estamos perdendo a nossa liberdade", "O ditador tinha que ser eu”, “Não tem filé mignon para todo o mundo”: essas são algumas das groselhas que Bolsonaro proferiu em discurso de 40 minutos realizado em lançamento de auditório na Associação Comercial de São Paulo nesta sexta-feira (26).

Diante de um público empresarial e executivo, Bolsonaro se sentiu à vontade para dar continuidade aos discursos reacionários de defesa de Daniel Silveira, defesa dos empresários que defenderam um golpe em caso de vitória do Lula e outras groselhas. Ainda que não signifiquem nova escalada reacionária ou novas ameaças golpistas, Bolsonaro segue buscando manter alerta a sua base mais de extrema direita. Nessa mesma toada, continua promovendo as manifestações do dia 7 de setembro, ainda que não está claro o tom golpista que promoverá a partir das ações no dia.

Leia também: Bolsonaro defende empresários golpistas, escória do país

Sob aplausos, risadas e apoio, Bolsonaro aproveitou para criticar a militância petista: “Vi o Lula falando ontem [no Jornal Nacional], ‘temos um novo MST’, você vai modificar o DNA da cobra, da sogra? …) A gente não muda”., se referindo à pergunta feita pelo entrevistador da Globo a respeito da “violência” da militância de esquerda. O que tanto Bolsonaro quanto a Globo parecem se “esquecer” é de que quem há pouco tempo assassinou abertamente uma pessoa não foi um militante de esquerda, mas sim um bolsonarista assumido.

O ataque à militância de esquerda, a comparação entre o autoritarismo que se dá nas instituições brasileiras a “regimes socialistas” e afirmações deste tipo somente servem para que Bolsonaro siga apresentando uma retórica fortemente antiesquerda e antissocialista, mas que, na prática, surte pouco efeito diante desse cenário eleitoral em que se encontra em desvantagem.

Ao lado dos devastadores empresários do agro, Bolsonaro ainda criticou o fato de que supostamente a maior parte de reservas brasileiras de fertilizantes estão em terras indígenas, usando uma expressão racista: “Se alguém acha que reserva indígena a negada (sic) fez para ajudar o índio, está de sacanagem, não conhece a raça de políticos no Brasil”.

Bolsonaro deixa claro que essa extrema direita seguirá existindo enquanto força social. As eleições são incapazes de enfrentá-la e derrotá-la, ao contrário do discurso de que é possível “enfrentarmos o fascismo nas urnas”. Precisamos de um enfrentamento que se dê na luta de classes, com centralidade dos trabalhadores, de forma independente da direita que hoje se faz de “aliada”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias