×

Racismo | Magno Malta, a cara podre do racismo bolsonarista

Ao citar caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr. o senador bolsonarista Magno Malta - PL (ES) falou que a mídia "revitimiza" Vini Jr. para ganhar mais patrocinadores e ainda disse "Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco?". Mais uma vez fica escancarado o racismo no qual se apoia essa extrema-direita asquerosa que na figura de Bolsonaro dizia que negros quilombolas "não servem para nada" "nem para procriadores servem mais", que negros se pesam em "arrobas", dentre outras falas racistas.

Eduardo MáximoEstudante da UnB e bancário na Caixa

quarta-feira 24 de maio de 2023 | Edição do dia

Magno Malta comentou sobre o caso durante a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, nesta terça-feira (23/5). “Então é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Veja quanta hipocrisia. E o macaco é inteligente, é bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo. É ágil, alegre, tudo o que você possa imaginar ele tem", disse.

O senador do PL, mesmo partido de Bolsonaro, ainda disse que "O mais triste para mim é que as emissoras ficam com esse assunto desde ontem, revitimizando ele porque o assunto da Ibope para ganhar mais patrocinador". Disse ainda que "se fosse um jogador negro entrava com uma leitoinha branca nos braços. E eu ainda dava um beijo nela: ’Olha como eu não tenho nada contra branco’."

O Senador parece insinuar com suas falas que o caso de racismo sofrido por Vini Jr. é apenas algo que acontece em nosso dia a dia e que deve ser aceito, que os ataques não seriam racismo e sim "inveja" de Vini Jr., que estão se utilizando dos ataques racistas para ganhar dinheiro e ainda parece dizer que o caso de racismo seria comparável a defesa da causa animal, aqui inclusive faz uma analogia dizendo que a única diferença entre o macaco e o homem seria "o rabo" o que pode ser interpretado também como uma confirmação dos gritos racistas que parte da torcida espanhola utilizou para atacar Vini Jr.

Leia também: Eu não quero falar de futebol

Magno Malta expressa o discurso asqueroso e racista da extrema-direita que durante o governo Bolsonaro representou um choque à direita nas relações raciais no Brasil que busca argumentar uma suposta ausência de racismo na sociedade e de identificação negra, que atua em conjunto com o projeto neoliberal de precarização e terceirização que atinge as massas negras, em especial as mulheres negras, no país.

Contra esses ataques, prestamos toda solidariedade ao Vini Jr. e gritamos juntos: abaixo o racismo! Nos inspiramos nas massivas mobilizações antirracistas do Black Lives Matter e outras mundo afora para combater o racismo e essa sociedade capitalista que lucra e se beneficia das opressões para manter e ampliar seus lucros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias