×

São Paulo | Metroviários conquistam reintegração dos demitidos por lutar contra as privatizações de Tarcísio

Ano passado os metroviários foram parte de fortes mobilizações contra as privatizações de Tarcísio de Freitas em SP, junto à CPTM, Sabesp e demais serviços públicos ameaçados. Como resposta às mobilizações, o governo e o Metrô perseguiram, puniram e demitiram metroviários. Hoje a Justiça determinou em uma liminar o cancelamento dessas demissões e suspensão políticas, fruto da luta destes trabalhadores nos últimos meses.

segunda-feira 4 de março | Edição do dia

O governo de extrema direita de Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou guerra aos serviços públicos e desde o ano passado vem avançando em seu plano privatista e de precarização do metrô, Sabesp, CPTM, dentre outras áreas públicas. Como resposta às fortes mobilizações e greves que os trabalhadores travaram contra as privatizações no ano passado, Tarcísio e a empresa do Metrô demitiram 5 metroviários, suspenderam outros 3 e puniram com suspensão outro trabalhador. Entretanto, nesta segunda, 04, foi concedida a partir de uma liminar a reintegração de 5 dos 8 demitidos, fruto da luta contra as demissões nestes últimos meses.

As demissões e punições aconteceram no dia 24 de outubro de 2023, após a forte greve unificada do metrô, Sabesp e CPTM do dia 03 de outubro que conquistou a adesão de amplos setores das categorias, apoio da população e uma paralisação que significou uma derrota para Tarcísio e seu projeto. Como resposta, o Metrô e o governo perseguiram, puniram e demitiram metroviários, estando dentre os demitidos o vice-presidente do Sindicato dos Metroviários e outros diretores do sindicato. Um claro e absurdo ataque e uma represália ao movimento sindical, ao direito de greve dos trabalhadores e à vanguarda que luta contra a piora e o encarecimento dos serviços públicos e contra a precarização do trabalho.

Diante desse ataque, o Sindicato dos Metroviários veio realizando uma ampla campanha de solidariedade, contando inclusive com apoio internacional, assim como de outros sindicatos, partidos, intelectuais, juristas, deputados e movimentos sociais e de direitos humanos que defendem os direitos dos trabalhadores do país.

Hoje, 04 de março, saiu uma liminar da Justiça que determina o cancelamento das demissões e da suspensão, indicando a reintegração dos 5 metroviários demitidos políticos, fundamentando e alegando que a mobilização de 03 de outubro foi uma manifestação que paralisou o serviço por algumas horas e contou com a adesão de inúmeros metroviários, não tendo argumento para punir alguns, além da desproporcionalidade que a demissão significa, o que escancara o caráter de perseguição política aos metroviários lutadores.

Pela imediata reintegração de todos os metroviários demitidos por lutar contra a privatização! Pela retirada de todos os processos e punições já!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias