×

Polícias Federais | PF e PRF comandadas por Bolsonaro que tratam Jefferson cordialmente são as que assassinam Genivaldo

Vimos nesse domingo a cena absurda de Roberto Jefferson (PTB) atirando e jogando bomba contra a PF resistindo ao mandado de prisão, incentivando ações golpistas por parte do bolsonarismo. Essa ação de extrema-direita totalmente repudiável, é a cara da degradação desse regime pelos militares junto ao STF. Para além disso, é revelador o modo com o qual ele foi tratado pelos próprios policiais quando comparado como essas mesmas policiais tratam a população pobre e negra.

terça-feira 25 de outubro de 2022 | Edição do dia

Em vídeo, Jefferson é visto, ao lado do pitoresco Padre Kelmon, conversando normalmente com um dos policiais federais, em um tom de cordialidade, explicando pacientemente a ação da PF e tranquilizando o ex-deputado, trocando risadas e afagos.

Não podíamos esperar nada de diferente vindo dessa polícia controlada por Bolsonaro. Apesar de Bolsonaro de ter soltado a mão do aliado para não atrapalhar sua tentativa de reconciliar com os grandes empresários, oferecendo um pacote de ataques absurdos aos trabalhadores, a PF é comandada pelo presidente e agente da sua política reacionária.

Prova disso foi o caso em que a PRF, subordinada também à PF, assassinou brutalmente Genivaldo de Jesus Santos, um homem negro de 38 anos, após ser abordado por supostamente pilotar uma moto sem capacete. O destino de Genivaldo foi ser jogado dentro do porta malas com uma série de bombas de gás, o matando por asfixia, em uma cena que remete diretamente às camaradas de gás usadas pelo nazismo. Frente a essa ação horrenda da PRF, Bolsonaro defendeu os policiais e chamou Genivaldo de marginal

Mostra de como as policiais federais são parte da política bolsonarista de assassinato ao povo negro, e que hoje seguem impunes pelo que fizeram com Genivaldo. Não podemos ter qualquer confiança nessa polícia no combate ao bolsonarismo. Assim como no STF que se utiliza da PF para seu jogo político, como quando prenderam Lula arbitrariamente e favoreceram a vitória eleitoral de Bolsonaro. Mas também por serem a instituição responsável que 40% da população carcerária, em sua crescente maioria de negros, estejam presas sem qualquer julgamento ou condenação.

Bolsonaro representa o choque à direita nas relações raciais no país neste regime pós-golpe institucional de 2016, e o que vem se mostrando como uma tendência mortífera para o futuro da população negra no país. Essa tendência que é demonstrada através da violência policial, seja pelas mãos da PF, PM ou policias civís, mas também
no ataque às religiões de matriz africana, aos casos cada vez mais abertos de injúria racial que temos observado no dia a dia e que é respaldada por Bolsonaro e pelo bolsonarismo. Bolsonaro e o conjunto deste regime cada vez mais reacionário devem ser derrotados pelas forças dos trabalhadores negros e brancos em conjunto, não se aliando com a direita, como faz Lula e o PT que nesse momento tentam embelezar figuras nefastas que já foram protagonistas de verdadeiros massacres, como é o caso de Alckmin. Apenas as nossas forças podem extingue essa extrema-direita até o fim.

Racismo | 15 frases de Bolsonaro que demonstram que é inimigo dos negros




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias